Nacional Titulo
Curto-circuito no Cindacta-4 causou atrasos em vôos no país
Do Diário OnLine
21/07/2007 | 22:11
Compartilhar notícia


Um curto-circuito no Cindacta-4 (Centro Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), responsável pelo controle de tráfego aéreo de toda a região Norte do Brasil mais o Estado do Mato Grosso e parte do Maranhão, causou atrasos em vôos em todo o Brasil neste sábado.

Segundo nota divulgada pela Aeronáutica, a pane aconteceu às 23h de sexta-feira durante uma inspeção de rotina. Segundo o órgão, foi constatada uma anormalidade no fornecimento de energia do Cindacta-4, em Manaus (AM).

“Tal falha não comprometia as operações de controle de tráfego aéreo. No entanto, durante um procedimento técnico de manutenção, houve um curto circuito que acabou por comprometer a alimentação das baterias desse sistema”, disse a Aeronáutica em nota.

A partir de então, a Aeronáutica adotou uma medida de emergência e passou a transmitir comunicados aos aviões por meio de rádio no Centro Amazônico (ACC-AZ). “Todos os procedimentos previstos para a degradação de sistema foram aplicados e não procede qualquer afirmação de que as aeronaves correram risco algum”. A energia foi restabelecida à 1h32 de sábado, segundo a nota.

Ao longo de sábado, houve 144 vôos cancelados, segundo nota da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária). O número representa 11% do total. Tiveram atrasos de mais de uma hora 573 vôos, 45% do total. O aeroporto mais atingido por atrasos foi Belém (PA), com 89% de vôos partindo uma hora após o horário marcado. Em Congonhas, Zona Sul de São Paulo, 47 vôos foram cancelados, 28% do total programado para este sábado.

Troca de aeroporto - O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, recebeu vôos desviados de Congonhas durante toda a madrugada deste sábado. Houve aterrissagens até 4h30.

Como Congonhas fecha às 23h, diversos vôos foram transferidos para os dois outros aeroportos paulistas próximos à capital: 13 para Cumbica (Guarulhos) e três para Viracopos (Campinas). A pista principal de Congonhas está fechada desde que houve o acidente com o Airbus da TAM, na última terça-feira.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;