Política Titulo
Serra enfrenta sua primeira derrota
Do Diário OnLine
Com Agências
02/01/2005 | 18:17
Compartilhar notícia


Momentos após ocupar oficialmente o cargo de prefeito de São Paulo, José Serra já enfrentou a sua primeira e importante derrota: a presidência da Câmara dos Vereadores. O vereador Roberto Tripoli, que antes era integrante do PSDB, fez uma aliança com a oposição e foi eleito presidente da Câmara Municipal de São Paulo com respaldo do chamado ‘centrão’ — grupo formado por cinco partidos (PP, PMDB, PL, PTB e PC do B), todos opostos a Serra.

O prefeito de São Paulo tinha como candidato a presidência da Casa o tucano Ricardo Montoro, que contava com o apoio do PSB, PDT, PPS, PV e PFL. Os antigos colegas de partido de Tripoli não hesitaram em chamá-lo de traidor — acusação que logo foi rebatida: "Assumo a presidência da Câmara, independente de partido. Nem pensei em mudar de partido e poderei ficar sem partido", disse o vereador neste sábado. Momentos depois ele ficou sabendo de seu desligamento do PSDB e aceitou sem relutar.

A decisão de Tripoli de abandonar o PSDB, partido pelo qual se elegeu, ocorreu durante a votação. Como a disputa entre o bloco de apoio ao prefeito de São Paulo e o ‘centrão’ estava empatada em 27 votos e eram necessários 28 votos para eleger o novo presidente da Casa, Tripoli achou melhor mudar de ‘lado’ e conquistar o cargo por 28 votos a 26. Apesar da mudança e das acusações, Tripoli fez questão de ressaltar que a articulação de sua candidatura não foi planejada com antecedência.

Segundo Tripoli, o ‘centrão’ só o procurou na tarde de sábado, para saber se ele disputaria a presidência da Casa. Como não disputaria, ele procurou Montoro para saber se o partido tinha os 28 votos. Já que o ‘centrão’ tinha 27 votos, e 28 com o dele, Trioli avaliou a situação e resolveu mudar de lado.

Com a derrota, Serra deve encontrar dificuldades para colocar em pauta e aprovar matérias de seu interesse. Além disso, ele terá que convencer vereadores que não fazem parte de seu partido para aprovar projetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;