Economia Titulo
Ministra diz que tarifa de energia deve crescer 30% este ano
Do Diário OnLine
06/01/2003 | 09:16
Compartilhar notícia


A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, afirmou nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio CBN, que a tarifa de energia elétrica deve ter um reajuste entre 25% e 30% este ano devido à herança deixada pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Segundo ela, a situação das empresas do setor é grave. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central prevê um aumento de 30,3% na tarifa em 2003, devido à expectativa de alta ainda maior do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

“Nós recebemos a herança do seguro-apagão, que não é responsável por esse patamar, mas também contribui. Os próprios leilões de energia feitos no ano passado também terão repercussão este ano. Há na verdade toda uma pressão altista. A concepção do modelo implica em pressão tarifária”, explicou a ministra.

Dilma atribuiu a crise do setor na gestão passada à falta de investimento em geração de energia (atribuída por ela à inexistência de obrigação legal em fazê-lo); ao que classificou de “política de endividamento” (as dívidas das empresas estão atreladas ao dólar); e às perdas com o racionamento de energia, que provocou uma drástica queda no consumo.

No entanto, a ministra ressaltou que a queda na quantidade de energia vendida foi compensada pelo aumento das tarifas, que subiram acima da inflação nos últimos tempos. “Acho que a situação das distribuidoras não é extremamente grave por causa dessa compensação”, disse.

Apesar de admitir o aumento no custo da energia este ano, Dilma afirmou que o novo governo procurará não resolver os problemas das empresas de energia com o reajuste de tarifas, mas sim com concessão de crédito. “Mas nós não faremos isso no primeiro nem no segundo nem no terceiro mês”, ressaltou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;