Economia Titulo Crédito
BC vê diminuirem concessões de crédito
18/10/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


O presidente do BC (Banco central), Henrique Meirelles, disse ontem que foi constatada uma diminuição do número de concessões novas de crédito geral nos primeiros dez dias de outubro em relação a setembro, que, assim como agosto, foi um mês muito forte. "Ainda temos volumes elevados. E os números ainda são maiores do que os de outubro de 2007", afirmou. De acordo com Meirelles, o BC está atento e monitorando as concessões de crédito.

Em coletiva realizada em São Paulo, Meirelles também anunciou para segunda-feira o primeiro leilão de empréstimo em moeda estrangeira com garantia para bancos que operam no Brasil e com direcionamento exclusivo para o comércio exterior.

Meirelles admitiu que, apesar das medidas recentes tomadas pela autoridade monetária, o volume de transações de comércio internacional "decaiu". Ele argumentou, entretanto, que não houve paralisação, entre outros pontos, porque foram criadas essas operações.

Na semana passada, uma medida provisória alterou as regras para operação de redesconto pelo BC com os bancos. Paralelamente a isso, o BC vem realizando leilões de venda de dólar e de contratos de swap cambial. A instituição tem promovido, ainda, uma série de alterações nas regras dos depósitos compulsórios.

"Estas operações tinham alguns inconvenientes", resumiu Meirelles. Ele disse ainda que os leilões de venda de dólar com recompra futura continuarão disponíveis.

O presidente do BC também destacou que as novas ferramentas do compulsório estão sendo usadas normalmente, ainda que haja um processo até que os recursos sejam efetivamente aplicados. Com a compra das carteiras pelos bancos maiores, Meirelles destacou que já há uma diminuição substancial do "empoçamento" da liquidez dos bancos menores.

Ele ressaltou, entretanto, que as instituições têm folha de pagamento a cumprir. E para que isso seja feito, precisam realizar empréstimos. "Não seria razoável pensar que os bancos trabalhariam com prejuízo", disse, lembrando que atualmente há uma greve de bancários no País solicitando aumento de salário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;