Política Titulo São Caetano
Auricchio admite recomendação do MP sobre decreto

Prefeito foi alertado pela promotoria sobre decreto de abertura, mas defende cenário vigente

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/06/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), disse que o Ministério Público local encaminhou recomendação à Prefeitura acerca do decreto autorizando a abertura de concessionária de veículos e escritórios, mas reforçou que os indicadores da cidade mostram que a flexibilização pode ser feita dentro dos parâmetros estabelecidos pelo governo do Estado.

Diferentemente de outros municípios do Grande ABC, a promotoria são-caetanense não ajuizou ação civil pública contra a Prefeitura contestando o decreto de relaxamento da quarentena para conter a disseminação do novo coronavírus. A região não recebeu aval do Estado para ir para a Fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, de retomada econômica, mas entendeu ser injusto o fato de ficar fechada enquanto a Capital, na Fase 2, poderia reabrir parte do comércio.

“O Ministério Público fez recomendação para a gente dizendo da incompatibilidade do decreto. Temos tempo para responder. Estamos aguardando os estertores da situação”, comentou Auricchio.

No Grande ABC, a Justiça barrou os decretos de São Bernardo e de Diadema, porém, liberou Santo André e Rio Grande da Serra. As prefeituras de Mauá e Ribeirão Pires não publicaram decreto autorizando o funcionamento desses estabelecimentos em seus territórios.

“Estamos respeitando o conjunto de indicadores. No Grande ABC, esse conjunto é absolutamente melhor. O de São Caetano é mais positivo ainda na comparação com os índices da Capital. Entendemos que há possibilidade da flexibilização. Mas vamos aguardar a decisão do comitê do Estado, reavaliando os indicadores da região, que serão novamente submetidos a uma análise criteriosa. Acredito que amanhã (hoje), de forma oficial, iremos para a fase laranja”, comentou Auricchio, em referência ao anúncio feito pelo governador João Doria (PSDB).

Em São Caetano foram 1.351 casos confirmados de Covid-19, sendo 64 mortos no total (um registrado ontem). Segundo a administração, a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é na casa de 36%.
(Colaborou Dérek Bittencourt) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;