Internacional Titulo
ONU prevê 'possibilidade real' de guerra com Coréia do Norte
Do Diário OnLine
Com AFP
03/04/2003 | 15:21
Compartilhar notícia


O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) a Pyongyang (Coréia do Norte), Maurice Strong, disse nesta quinta-feira, durante uma entrevista à imprensa, que “prêve” uma “possibilidade real” de guerra entre o país oriental e os Estados Unidos.

“Há uma possibilidade real de que isto leve a um conflito. Creio que a guerra é desnecessária, impensável tanto quanto as suas conseqüências, mas ainda assim completamente possível”, afirmou Strong.

Em visita à Londres, Strong prevê que a reunião do Conselho de Segurança da ONU marcada para a próxima quarta-feira sobre a questão de armamento nuclear na Coréia do Norte deve ser "bastante controversa". Ele disse ainda que se as sanções da ONU forem adotadas na reunião da semana que vem, Pyongyang pode entendê-las como "um ato de guerra".

Strong, ministro do governo canadense e conselheiro especial do Secretário geral da ONU, Kofi Annan, esteve em Londres para conversar com Clare Short, a secretária britânica para o desenvolvimento internacional.

As tensões diplomáticas entre a Coréia do Norte e os Estados Unidos se intensificaram quando Pyongyang, no final do ano passado, expulsou inspetores de armas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, ligada à ONU) de seu território e anunciou a retomada de programas nucleares do complexo nuclear de Yongbyon.

Com agências




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;