Economia Titulo
Exportação de produtos químicos cresce 24,2%
Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
12/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Profundamente afetados pela crise financeira, exportadores começam a recuperar as perdas em alguns setores. Segundo a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), o saldo da balança comercial do setor superou em 24,2% o resultado do mês de janeiro. No acumulado do primeiro bimestre, as vendas para o mercado externo somaram US$1,2 bilhão. Apesar da alta frente a janeiro, o recuo foi de 29,6% na comparação com o mesmo período de 2008.

A alta não é comemorada por Renato Endres, gerente de comércio exterior da Abiquim. "É um leve reaquecimento no próprio mercado, somado a uma melhora nos preços lá fora", afirma. Para ele, trata-se apenas de uma reacomodação do mercado diante do novo cenário constituído dentro da crise financeira. A melhora deve ser lenta e gradual.

Endres lembra que o setor químico só foi sentir os impactos da crise em meados de novembro. Boa parte dessa "imunidade" vem da utilização em larga escala das resinas termoplásticas, que compõem o setor. "Química vai em tudo. A alta demanda mantém o mercado aquecido."

Ainda assim, o mercado segue em alerta. "Ainda estamos sentindo o reflexo da queda do poder de compra lá fora", lembra Endres. "É muito cedo para falar em reversão do cenário."

No entanto, quanto o assunto é importação de fertilizantes, o pouco peso do outro lado da balança gera receio. Uma queda de 75% nas importações de intermediários para fertilizantes atesta o enfraquecimento da agricultura. "Somos muito dependentes de commodities e essa queda é um mau sinal", afirma.

Para ele, a falta de financiamento específico para as atividades do campo, acaba por reduzir a importação do material, mostrando uma possível baixa na produção agrícola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;