Internacional Titulo
Coréia do Norte proíbe a circulação de dólares no país
Das Agências
23/11/2002 | 14:45
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte decidiu proibir o uso de dólares norte-americanos no país, em medida de retaliação à suspensão dos carregamentos de combustíveis para Pyongyang, determinada por Washington. A iniciativa norte-coreana agrava as tensões desencadeadas em janeiro deste ano, quando o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, incluiu o país asiático no que chamou de "Eixo do Mal".

A disputa entre os dois governos ganhou um outro ingrediente dramático no mês passado, quando a Coréia do Norte admitiu que mantinha um programa nuclear, voltado para o desenvolvimento de armas.

A agência de notícias Nova China divulgou que os norte-coreanos e os estrangeiros terão de converter contas em dólar no Banco do Comércio Coreano, estatal, para euros ou outras moedas. Citando uma carta do banco, a agência informou que a medida vigora desde 18 de novembro para os norte-coreanos. Já os estrangeiros terão que fazer a troca a partir de 1º de dezembro.

"Hotéis, casas de câmbios e serviços ligados a estrangeiros não mais receberão dólares norte-americanos a partir de dezembro", declarou um funcionário do banco à Nova China. Se até o fim deste mês não receber qualquer declaração por parte do cliente, o banco converterá automaticamente as contas em dólares para euros.

A suspensão do dólar foi, segundo um diplomata britânico ouvido pela Nova China, "o meio político" encontrado pela Coréia do Norte para reagir à pressão crescente por parte dos Estados Unidos. Recentemente, Washington determinou a suspensão, a partir de dezembro, do envio de combustíveis para a Coréia do Norte, em uma tentativa de forçar o país a congelar seu programa de armas nucleares.

A decisão do governo norte-americano, que coincide com a chegada do inverno rigoroso à Coréia do Norte, deverá impor um castigo ainda maior a um país já assolado pela fome. A Coréia do Norte alega que a suspensão dos carregamentos viola a ajuda energética prometida a Pyongyang como parte de um acordo alcançado em 1994. .

Pelos termos do pacto, negociado com o governo do então presidente norte-americano Bill Clinton, a Coréia do Norte concordava em paralisar suas instalações voltadas para a fabricação de armas nucleares. Em troca, os Estados Unidos liderariam a construção de dois reatores com fins civis.

O acordo também incluiu a cessão anual de 500 mil toneladas de petróleo por parte dos Estados Unidos.

Informações da CNN, por meio da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;