Setecidades Titulo
Polícia de Ribeirão prende acusado de participar de resgate de presos
Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
01/11/2005 | 08:25
Compartilhar notícia


Foi preso segunda-feira em Ribeirão Pires homem procurado pela Justiça sob acusação de participar de uma tentativa de resgate de presos na carceragem do 55º DP, no Parque São Rafael, zona Leste da capital. Na ocasião, um policial militar foi baleado ao frustrar o plano do criminoso.

O acusado, Mauro Jonson de Souza Bastos, 35 anos, foi detido na tarde de segunda-feira pela Polícia Militar na Vila Nossa Senhora de Santos. Ele ocupava um Monza prata e seguia um caminhão de carga. A ficha criminal de Bastos tem mais de dez páginas, e inclui a tentativa de homicídio de um policial militar.

Como chegou à delegacia com documentos falsos, a Polícia Civil iniciou uma pesquisa nos registros do Estado para identificar o verdadeiro nome do detido. No fim da tarde, os investigadores o reconheceram como o criminoso que atua em resgates de presos. A polícia também suspeita que ele iria roubar o caminhão de carga que estaria seguindo. Isso porque na ficha criminal de Bastos há acusações de roubo de cargas.

Bastos teria dito aos policiais que realmente participou da tentativa de resgate na capital. "Ele (o acusado) afirmou que só participou do resgate frustrado no DP do Parque São Rafael, evitado pela polícia. É aquela conversa que todo bandido tem", disse o delegado de plantão Francisco Antônio Venceslau, da Delegacia de Ribeirão Pires.

O delegado determinou que o acusado fosse levado segunda-feira mesmo a uma carceragem da região. Ele temia que houvesse uma ação de resgate na cadeia de Ribeirão Pires, que atualmente funciona apenas como especial e abriga presos por poucos dias. "Para evitar uma possível tentativa de resgate, não vamos informar para onde o preso será transferido. Ele pertence ao crime organizado e qualquer cuidado é necessário", disse o delegado. Segunda-feira, Mauro Jonson de Souza Bastos foi indiciado apenas por uso de documentação falsificada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;