Economia Titulo Seu bolso
Inflação do idoso deve ser menor no segundo trimestre

Índice deve ter reajuste menor no segundo trimestre deste ano

Erica Martin
Do Diário do Grande ABC
16/04/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


O IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas), deve ter reajuste menor no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, quando a taxa chegou a 1,30%.

Embora a perspectiva seja de medicamento, cigarro, tarifas de táxi e produtos de vestuário fiquem mais caros nos próximos meses, o impacto dos preços no bolso dos brasileiros aposentados será menor do que em 2011. “O consumidor está mais protegido porque há mais concorrência entre as empresas, o que limita um pouco o avanço da indexação e os percentuais de reajustes ficam menores”, disse André Braz, economista da FGV.

SAZONAL - Além disso, o especialista conta que o aumento de alguns preços é sazonal. O encarecimento dos medicamentos, por exemplo, é esperado nos próximos meses porque é no final de março que os preços dos remédios são reajustados. Os itens do grupo vestuário também ficam mais caros no período entre abril e junho por conta da chegada das novas coleções às lojas.

A aposentada Lourdes Lopes, 68 anos, moradora de Santo André, notou o aumento nos gastos com farmácia. “Tomo analgésico porque tenho dores nas pernas e já percebi que está mais caro.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;