Internacional Titulo
Parlamento húngaro renova confiança em premiê
Da AFP
06/10/2006 | 11:29
Compartilhar notícia


O Parlamento húngaro renovou sua confiança no primeiro-ministro socialista, Ferenc Gyurcsany, para que ele dê prosseguimento ao programa de austeridade econômica. Em uma votação na Câmara Gyurcsany recebeu o apoio de 207 dos 386 deputados.

A oposição de direita, no entanto, organiza a partir das 16h (locais) uma grande manifestação diante do Parlamento para exigir a renúncia do premiê.

Histórico - Gyurcsany admitiu em 17 de setembro ter mentido sobre a economia da Hungria para ganhar as eleições de abril, o que provocou duas semanas de manifestações.

Na segunda-feira, um dia depois das eleições municipais em que a coalizão de centro-esquerda saiu derrotada, o líder da oposição conservadora, Viktor Orban, lançou um ultimato pela demissão do premiê antes de quinta-feira, ameaçando convocar grandes manifestações.

Gyurcsany e o conjunto da coalizão socialista-liberal rejeitaram o ultimato e apresentaram uma moção de confiança para esta sexta-feira, a primeira na Hungria desde a volta da democracia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;