Setecidades Titulo Criminalidade
Grande ABC diminui em 57% número de vítimas de homicídios

Em maio, foram registrados seis óbitos contra14 no mesmo período de 2017; PM destaca aumento de operações

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
26/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Municípios do Grande ABC reduziram em 57,14% o número de vítimas de homicídios na região na comparação entre maio deste ano com o mesmo mês de 2017. Conforme dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado divulgados ontem, foram registradas seis vítimas no último mês contra 14 óbitos no mesmo período do ano passado.

A redução segue tendência observada em todo Estado, onde o indicador criminal obteve queda de 9%. A exceção ficou por conta da Capital, que teve alta de 32% no índice de mortes por homicídio.

Outro indicador que obteve queda em maio foi o roubo de veículos. Os registros passaram de 889 para 779 na região, ou seja, redução de 12,37%.

Já no caso dos furtos de veículos, a queda observada é de 8,51% (passaram de 2.009 para 1.838). No roubo em geral, a região obteve redução de 14,14%, chegando a 2.132 casos contra 2.483 registrados em maio do ano passado.

De acordo com o CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana), responsável pela Polícia Militar no Grande ABC, as reduções podem ser atribuídas ao desempenho obtido pelas operações, como Força Total e Cavalo de Aço, com ênfase para os locais em que mais se registram roubos.

Em maio, conforme a corporação, foram recuperados 627 veículos na região, totalizando – de janeiro a maio – 3.078 automóveis devolvidos aos seus proprietários.

 

ALTA DE INDICADORES

Ao contrário da redução observada em abril, municípios do Grande ABC, no entanto, apresentaram alta no índice de furtos em geral. No mês passado, foram observados 840 casos contra 837 no mesmo período de 2017, ou seja, alta de 0,36%. O cenário da região foi na contramão do observado no Estado e da Capital (veja arte acima).

Outro destaque negativo no levantamento fica por conta do aumento de indicadores criminais em Rio Grande da Serra, conhecida geralmente por ter baixos índices de violência. Em maio, o município obteve alta no número de vítimas de homicídio, roubo em geral e furto em geral.

Segundo a Polícia Militar, a corporação tem intensificado as operações nos sete municípios. Em maio, as ações resultaram na realização de 40.534 buscas pessoais, totalizando 224 pessoas presas em flagrante e 50 menores apreendidos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;