Política Titulo
PSDB diz que o PT mistura 'interesses público e privado'
Do Diário OnLine
Com Agências
20/09/2004 | 22:04
Compartilhar notícia


Na 'guerra fria' da eleição paulistana, o PSDB emitiu nota oficial na noite desta segunda-feira para contra-atacar o documento divulgado pelo PT durante a tarde. Desta vez, a coordenação da campanha de José Serra saiu a público para acusar a legenda rival, da prefeita Marta Suplicy e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de não separar o interesse público do interesse privado.

A nova reação do PSDB ainda se deve ao discurso do presidente Lula em favor da prefeita Marta Suplicy, no sábado passado, durante a inauguração do prolongamento da avenida Radial Leste. Por causa do episódio, o PSDB levantou a hipótese de recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para tentar a cassação da candidatura petista, mas desistiu e optou por entrar no MPE (Ministério Público Eleitoral) com ações por abuso de poder econômico e uso da máquina pública por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da prefeita.

Confira a íntegra da nota oficial do PSDB

O PT usa dinheiro público como se fosse seu e não quer responder pela ilegalidade

Flagrado em ilícito eleitoral, o PT e a campanha da Marta tentam desviar o assunto. Os fatos: o presidente da República usa avião oficial, carro oficial, comitiva, palanque oficial, logotipo oficial e obra pública para pedir voto para seu partido. Procedimento explicitamente proibido pela lei. É um escândalo. Afronta a lei eleitoral, comete ilícito e abuso do poder. Comportamento reprovado, segundo os jornais de hoje, até por um ministro do Tribunal Superior Eleitoral.

O PT, seus candidatos e dirigentes se acham acima da lei. Não aprenderam a respeitar o mais basilar dos princípios republicanos: a separação entre o que é interesse público e o que é interesse privado, de um partido político. Para atender seus interesses, usa o que lhe parece disponível: inclusive o dinheiro do povo.

O presidente da República pode apoiar quem quiser. Mas que o faça com recursos privados, do partido. E não com recursos públicos, do povo.

Quanto ao restante, o PT e a coordenação da campanha da Marta precisam, ao menos, respeitar os fatos: o governador Geraldo Alckmin jamais ultrapassou os limites claros que separam o público do privado. Quanto à publicidade, a prefeita Marta é campeã de gastos com propaganda. Gastou em seis meses mais do que o dobro do que o Estado gasta em um ano. E veja bem: o Estado presta contas à população de 645 municípios, enquanto a Prefeita dirige-se somente à cidade de São Paulo.

Se alguém pretendia usar o tapetão, quem o fez foi o PT, ao propor três ações de impugnação da candidatura de José Serra totalmente desprovidas de propósito, tanto que julgadas improcedentes e/ou extintas pela Justiça.

Já a prefeita tem atropelado a lei reiteradas vezes. Como também atestam as ações promovidas contra ela.

Mais respeito à verdade e à lei, senhores e senhoras do PT. Comportem-se. O povo de São Paulo merece respeito.

Campanha Serra Prefeito




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;