Internacional Titulo
Porcelana chinesa é encontrada depois de 200 anos
Do Diário do Grande ABC
24/05/2000 | 10:03
Compartilhar notícia


A maior coleçao de porcelanas chinesas já descoberta foi encontrada num barco de junco, que afundou em alto-mar em frente à costa indonésia, há cerca de 200 anos, anunciou a empresa Ocean Salvage Corp., especializada na busca e resgate de barcos naufragados.

O ``Teksing', barco de 40 metros de comprimento, afundou no Estreito de Gelassa, na costa da ilha de Java, em 1820. No naufrágio, morreram cerca de 1.800 pessoas.

O barco levava a bordo um carregamento de cerca de 300 mil peças de porcelana chinesa da época da dinastina Ching (século XVIII). Praticamente todas foram recuperadas inteiras.

John McNamara, diretor da empresa especializada em busca e resgate de barcos naufragados, afirmou que se trata sem dúvida da mais importante coleçao de porcelana chinesa encontrada até hoje.

Segundo ele, o número de passageiros e de objetos encontrados a bordo parece indicar que o ``Teksing' transportava pessoas que emigravam da China para a Indonésia. O mau-tempo pode ter sido a causa do naufrágio.

O barco de junco foi encontrado casualmente, quando a empresa procurava um barco norte-americano naufragado em 1816.

John McNamara disse que as peças de porcelana serao leiloadas na Alemanha em novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;