Memória Titulo
A São Bernardo dos anos 1930; nasce Nova Petrópolis

Os detalhes da foto de hoje foram identificados pelo fotógrafo Beltran Asêncio. Nova Petrópolis, bairro central de São Bernardo...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Os detalhes da foto de hoje foram identificados pelo fotógrafo Beltran Asêncio.

* * *

Nova Petrópolis, bairro central de São Bernardo, tem o seu nascimento documentado nesta fotografia, datada da década de 1930. A imagem permite observar parte do centro urbano, com três fábricas importantes em plena Rua Marechal Deodoro: a tecelagem de Narciso Pelosini (com a chaminé), a tecelagem de Pery Ronchetti e a fábrica de móveis dos irmãos Corazza.

Junto à chaminé, um caminho, hoje denominado de Avenida Imperador Pedro II. É possível distinguir mais dois caminhos: Rua Dom Paulo Mariano e Avenida Imperatriz Leopoldina.

De Nova Petrópolis, dá para identificar três casas: a de Agostinho Pelosini, hoje sede do Instituto Municipal de Previdência; atrás das letras, a casa de Américo Mazza; à direita das letras, na Rua Imperatriz Leopoldina, a casa da família Raymann, depois adaptada como escola da professora Dulce Donadelli Pinto.

Pelos quintais das casas e da fábrica ao centro da foto passa o Ribeirão dos Meninos (ou Rio dos Couros), hoje encoberto pelo sistema de trólebus. Havia plantações: em primeiro plano, do alto de Vila Duzzi, pés de laranjas; ao fundo, à direita, pereirais; atrás das letras Nova Petrópolis, árvores frondosas de pindaúva; mangueiras são vistas no terreno da tecelagem de Pery Ronchetti.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 20 de janeiro de 1980

Política - Antonio Braga é entrevistado por Vânia Zamboni. Com 55 anos de vida pública no Grande ABC, Braga acreditava que a abertura melhoraria o quadro político nacional.

Farmacêutico - Professor José Colombo, de São Bernardo, é eleito o Farmacêutico do Ano 1979 pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Nasce um museu

(Os passos que levaram à criação do Museu de São Caetano há 50 anos, conforme pesquisa do professor Oscar Garbelotto).

Há 50 anos, em 21 de janeiro de 1960, reunia-se no gabinete do prefeito Oswaldo Massei uma comissão nomeada para analisar o concurso de escolha daquele que cuidaria do Museu de São Caetano.

A comissão era formada por Benedito Moura Branco (diretor de Administração), Oscar Garbelotto (chefe da Secção de Educação e Cultura), professor Theophilo Souza Carvalho (diretor de colégio estadual, representando a comunidade) e Célia Negri Bueno (chefe da Secção de Documentação e Estatística).

Inscreveu-se um único interessado, o jovem José de Souza Martins. Martins apresenta farto material documental, inclusive obras de sua autoria. É dado como vencedor do concurso.

HOJE

Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Trabalhadores

Nasce em 21 de janeiro:

1 - Pedro Santichio. 1915. Natural de São José do Rio Pardo (SP). Mecânico da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC). Residência: Rua Bruxelas, 43.

Fonte: Primeiro livro de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

EM 21 DE FEVEREIRO DE...

1910 - Lei número 50 proíbe os veículos de trafegarem com carreira dentro dos povoados do município de São Bernardo, hoje Grande ABC.

SANTOS DO DIA

Epifânio, Frutuoso e Inês.

Inês ou Agnese (estampa) sofreu o martírio em Roma na segunda metade do século 3 ou no começo do século 4. O papa Damaso ornou o seu túmulo com 16 versos sacros, narrando a sua vida e exaltando as suas virtudes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;