Internacional Titulo
Espanhol seqüestrado na Faixa de Gaza é libertado
Da AFP
30/10/2006 | 19:15
Compartilhar notícia


 O espanhol de 34 anos, funcionário de uma organização não-governamental (ONG) seqüestrado nesta segunda-feira por homens armados na Faixa de Gaza, foi libertado, indicaram fontes da segurança palestinas.

Ele deve ser escoltado para fora da Faixa de Gaza por agentes da segurança preventiva palestina, declararam as mesmas fontes, sem mais detalhes.

Estas fontes afirmaram conhecer a identidade dos seqüestradores, mas se recusaram a divulgá-la. Vila foi libertado sem condições, acrescentaram.

Roberto Vila, que trabalha no serviço de imprensa da ONG espanhola "Cooperation Assembly for Peace", foi seqüestrado por quatro homens armados que o obrigaram a descer de seu veículo, perto da cidade de Deir Al-Balah, no centro da Faixa de Gaza.

Segundo o ministério, o funcionário foi seqüestrado por quatro homens armados e encapuzados quando voltava de uma visita a um campo de refugiados nas imediações da localidade de Deir Al Balah, no centro da Faixa de Gaza, afirmaram as mesmas fontes. Ele estava na companhia de uma colega francesa e de dois palestinos, que foram libertados pelos seqüestradores.

Os seqüestrados obrigaram Vila a entrar em outro carro e seguiram para o sul da Faixa de Gaza, segundo as mesmas fontes.

O consulado da Espanha em Jerusalém não confirmou esta informação.

A própria ONG confirmou o seqüestro de seu funcionário à Rádio Nacional de España (RNE). Xohana Bastida, membro da ONG, explicou que Vila estava há dois anos trabalhando com a Assembléia da Cooperação nos territórios ocupados e estava fazendo o acompanhamento de projetos de cooperação na Faixa de Gaza.

A ONG espanhola mostrou-se por sua vez "confiante" de que Vila seria liberado rapidamente.

Ismail Haniyeh, primeiro-ministro palestino pertencente ao movimento islâmico Hamas, no poder, qualificou o seqüestro de "imoral".

As Brigadas de Al-Aqsa, grupo armado vinculado à Fatah, do presidente palestino, Mahmud Abbas, condenaram igualmente esta ação: "Condenamos firmemente e nos esforçaremos ao máximo para sua libertação", destacou um porta-voz.

Na terça-feira passada, um fotógrafo da agência de notícias americana Associated Press foi seqüestrado e libertado horas depois na Faixa de Gaza.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;