Internacional Titulo
Sonda espacial Huygens pousa em lua de Saturno
Da AFP
14/01/2005 | 17:49
Compartilhar notícia


A sonda espacial Huygens iniciou nesta sexta-feira os procedimentos de descida na maior lua de Saturno, a Titã, e já emitiu um sinal de rádio, "o que para os cientistas é um bom sinal de que tudo está correndo bem", de acordo com a Agência Espacial Européia (ESA).

Segundo o funcionário da ESA Martin Ransom, o sinal proveniente da sonda foi captada pelo radiotelescópio da Nasa em Green Bank (Virginia, Estados Unidos). "O bebê está vivo", declarou também o diretor de ciências da ESA, David Southwood.

Os cientistas estão recebendo informação contínua da nave-mãe da missão, a Cassini, que reenvia à Terra os dados fornecidos de Titã pela sonda Huygens. "Cassini começou a enviar informação", disse o diretor-geral da Agência Espacial Européia, Jean-Jacques Dordain.

"Esperamos ter os primeiros resultados esta noite", acrescentou. O cientista descreveu a missão como 'um sucesso fantástico para a Europa'.

A próxima etapa do robô será filmar a superfície de Titã, além de medir a velocidade do vento e analisar a atmosfera.

A lua Titã é a única no sistema solar que tem uma substâncial atmosfera. A grossa mistura de nitrogênio e metano, segundo cientistas, deve provocar reações químicas similares às da Terra bilhões de anos atrás. Tal processo eventualmente dá condições para o aparecimento de vida em um planeta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;