Cultura & Lazer Titulo
'Bianca' revela primórdios do cinema de Moretti
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
13/12/2003 | 17:02
Compartilhar notícia


Bianca, que estréia nesta semana em São Paulo, é obra antiga, de 20 anos atrás, quando Nanni Moretti ainda estava cru e era mais desconhecido do que é hoje. Moretti dirigiu Caro Diário, Aprile e O Quarto do Filho, o último contemplado em 2002 com a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes. O modo de operar, mesmo que embrionário, é o mesmo de seus filmes posteriores e mais famosos.

Além de dirigir, o cineasta também atua em Bianca. É dele o papel do professor de matemática recém-chegado a uma escola onde conhece uma fauna estranhíssima de colegas de trabalho. Dessa turma, quem mais lhe chama a atenção é a professora Bianca – vivida por Laura Morante, ainda não tão bonita quanto a personagem da mãe que ela interpretaria anos depois em O Quarto do Filho. A beleza dessa mulher, confirma-se, se fez com a maturidade neste último filme – poucas vezes uma mulher em desespero, despojada de planos cinematográficos que lhe favoreçam os gestos e o perfil, se mostrou tão linda na tela.

Ao mesmo tempo em que Michele, o tal professor, se apaixona por Bianca, ele se intriga com a colega. Reforça esse sentimento uma série de homicídios que passam a ocorrer nas dependências da escola, curiosamente chamada Marilyn Monroe.

Esses eventos, a paixão e o mistério desafiam as crenças de Michele, baseadas na lógica pura e simples, imune a misticismos e coincidências. Bianca é o início da escalada de Moretti rumo à coerência e ao êxito enquanto artista pensante. Consideram o filme incompleto, e talvez aí esteja o seu interesse: o de ver as preliminares de um trabalho intelectual que se faria pleno anos depois, especialmente em Caro Diário e O Quarto do Filho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;