Cultura & Lazer Titulo
Memórias do Teatro
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
13/12/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


A história do teatro na região está sendo passada a limpo pelo Memórias do ABC, um dos núcleos de pesquisa da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Debruçado sobre o assunto desde 2003, o núcleo exibe amanhã, às 20h, no Teatro Santos Dumont, vídeo com resultado de entrevistas e estudos sobre o assunto.

"Não usamos a linguagem do documentário. A produção tem características muito particulares de trabalho acadêmico, por isso chamado de resultado de pesquisa em vídeo", explica a pesquisadora Paula Venâncio, responsável pelo vídeo Imagens e Narrativas do Teatro no ABC Paulista - 1950 a 1980.

É dividido em cinco interessantes capítulos, que tratam do contexto histórico da região, dos grupos amadores, das mulheres no teatro, da censura e da profissionalização. Entre os vários entrevistados estão Antônio Petrin, Milton Andrade, Ana Maria Médice e José Henrique Lisboa.

A metodologia da pesquisa é a da tradição oral. "Confrontamos com material de acervos público e pessoal, mas a base de construção é a narrativa", diz Paula. O depoimento de Petrin, por exemplo, ajuda a reconstruir a imagem de como tudo começou. O ator lembra que morava em um bairro precário de Santo André. "Até que padres italianos chegaram e deram grande impulso. Construíram uma igreja e promoviam teatrinhos. Cheguei a ser coroinha ali", conta.

Apesar de já conter bom material, a pesquisa continua. Na exibição de amanhã será aberto cadastro para artistas (ou não) que queiram contribuir com entrevistas e empréstimo de acervo. "Pretendemos iniciar, ano que vem, um ciclo de debates", adianta Paula. Outra forma de contato com a pesquisadora é pelo e-mail paula.venancio@gmail.com. O site do núcleo é www.uscs.edu.br/memoriasdoabc.

O Teatro Santos Dumont (tel.: 4238-3030) fica na Avenida Goiás, 1.111, em São Caetano. A entrada é franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;