Memória Titulo
O mural da Cerâmica, o escultor e o fotógrafo

A foto de hoje é de 1953. Mostra o escultor espanhol Alberto Garcia Vidal em plena atividade na Cerâmica São Caetano. O mural ficou...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A foto de hoje é de 1953. Mostra o escultor espanhol Alberto Garcia Vidal em plena atividade na Cerâmica São Caetano. O mural ficou pronto e se transformou numa das riquezas artísticas da cidade. Não está mais no local original. Acreditamos que para lá retornará, mesmo porque temos a palavra dos empreendedores imobiliários do espaço.

O autor da foto é o jornalista Hermano Pini Filho. Uma foto tão antiga e bonita que deveria já ter sido publicada. Não o foi. E hoje, ao publicá-la, indagamos: o que é mais arte? O mural em confecção ou a foto em si?

Os segredos da litocerâmica - Texto: Hermano Pini Filho

"É de uma beleza plástica espetacular, e com ele homenageamos todos os sancaetanenses que fizeram do trabalho com a argila sua própria razão de existir".

Estas palavras estão na página 2, edição de dezembro de 2001 da revista Raízes, publicação da Fundação Pró-Memória, de São Caetano, e referentes à reprodução na capa, a cores, do mural que existia numa parede à entrada das hoje extintas instalações da Cerâmica São Caetano. O trabalho foi executado pelo escultor espanhol Alberto Garcia Vidal.

Realizado em litocerâmica, o painel de três metros de altura e pouco mais de três metros de comprimento, é formado por 60 placas. Retirada do local onde permaneceu por meio século, a obra hoje aguarda espaço, a ser definido pela Prefeitura, para voltar a ser exibida, como antes.

Conheci Alberto Garcia Vidal em 1953, na Cerâmica São Caetano, onde eu trabalhava e ele, em estúdio improvisado na própria indústria, realizava esculturas diversas, em litocerâmica.

Ali nasceu amizade que se firmou a partir de visitas que fizemos à segunda Bienal, mostra que então se realizava no Parque Ibirapuera, inaugurada em dezembro de 1953, prolongando-se até o início do ano seguinte, quando São Paulo comemorou seu 4º Centenário. Ele foi várias vezes à mostra, atraído pelas obras então lá expostas, mais ainda pelo famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso, espanhol como Alberto.

Estive inúmeras vezes no estúdio onde ficava o escultor, chegando a fotografar ali trabalhos seus. Inclusive um mural, que ele ainda executava, tendo possivelmente por tema a elaboração de peças cerâmicas na antiguidade, talvez no velho Egito.

Terminado seu compromisso em São Caetano, ele deixou o Brasil indo a países nossos vizinhos, como revelou em carta que mais tarde me enviou de Madri, com data de 17 de novembro de 1958. Longa carta onde conta que "en Argentina realice el monumento al general Urquiza, en Paraguay los monumentos al mariscal López, a Elisa Lynch..." Também encarregou-se de outras obras, que ele descreve, na Bolívia e no Chile. Retornando à Espanha logo visitou vários países europeus, produzindo e participando de exposições, segundo escreveu.

Depois perdemos contato. De passagem por Madri, fui procurá-lo na Puerta del Sol, tendo em mãos endereço mencionado por ele em carta. Como eram já passados muitos anos, no tal endereço ninguém soube me dar qualquer informação do escultor. Pela internet tenho procurado saber dele, consultando sobretudo associações culturais espanholas, até agora infelizmente sem êxito.

NOTAS

Urquiza - Justo José Urquiza (1801/1870), militar e estadista argentino.

López - Francisco Solano López (1827/1870), político e militar paraguaio, importante personagem da bem conhecida guerra entre seu país e a Tríplice Aliança (esta formada por Brasil, Argentina e Uruguai).

Elisa - Elisa Alicia Lynch (1835/1886), senhora de origem irlandesa, companheira de Solano López.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 30 de setembro de 1979

História do trabalho - Diário inaugura nova série de reportagens especiais, focalizando a formação sindical no Grande ABC. Os primeiros entrevistados: Marcos Andreotti (Metalúrgicos de Santo André), Pedro Daniel de Souza (Construção Civil e Mobiliário de São Caetano) e Antonio Petransan Filho (Ferroviários de São Paulo).

Debatedores - Os jornalistas do Diário Ademir Medici, Cloves Geraldo, Oto Diringer e Carlos Galli.

Trecho 1 - Nesta mesa-redonda marcada pelas rugas e pelos cabelos brancos dos entrevistados, três ex-líderes sindicais diretamente ligados ao Grande ABC rememoram, com exclusividade ao Diário, lances passados do sindicalismo, criado e desenvolvido na região.

Trecho 2 - O enfoque principal seria repressão policial, mas os depoimentos vão além. Abordam desde aspectos políticos e ideológicos até a vida futura da classe operária, imaginada individualmente por eles.

Daniel de Souza: "O 13º foi uma vitória da luta operária".

Andreotti: "No sindicalismo nada mudou".

Petransan: "Trabalhadores já esperavam o golpe de 64".

Especial - Gerentes de bancos alertam: você pode cair nestes golpes. Reportagem da jornalista Sheila Colombo, que estreia no Diário.

EM 1º DE OUTUBRO DE...

1939 - Lázaro Ferreira Melo inaugura olaria na Fazenda Oratório, em Mauá.

1964 - Charles De Gaulle visita São Bernardo e permanece por 20 minutos na Simca do Brasil.

1979 - A arquiteta Maria Luisa Gagliardi, a Loli, começa a trabalhar na Prefeitura de Diadema, sendo registrada uma semana depois. Uma linda história, que a própria Loli relatará aqui em Memória, com detalhes que mexerão com o funcionalismo diademense. Aguardem...

ALMANAQUE

Jurandir Gallo.

Nascimento: São Paulo (SP), 1º de outubro de 1954.

Vereador: 2001 até hoje.

Partido: PT.

Chegou em Santo André em 1974. É tecnólogo.

HOJE

Início da Semana da Vida. Dia Nacional dos Vereadores, Dia Internacional da Terceira Idade, Dia do Viajante Comercial (instituído em 1937), Dia da Esquadra, Dia da China, Dia da Nigéria, Dia do Vendedor e Dia do Diário Oficial.

SANTOS DO DIA

Milor, Teresa de Lisieux e Veríssimo.

Teresinha do Menino Jesus. Faleceu em Lisieux, França, em 1897, aos 24 anos. Somente depois de morta seus escritos foram descobertos. João Paulo II a declarou Doutora da Igreja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;