Política Titulo
Márcio França quer Cabrera prefeito
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
12/09/2011 | 07:39
Compartilhar notícia


O secretário Estadual de Turismo e presidente paulista do PSB, Márcio França, surpreendeu ao comentar sobre qual será a postura do partido visando a eleição municipal de São Bernardo em 2012. Com a bancada de cinco vereadores dividida - um na sustentação ao prefeito, Luiz Marinho (PT), um no centro e três na oposição, mas votando com o governo - o cenário socialista na cidade se desenhava nebuloso, até que o mandatário revelou que a sigla não caminhará nem com PT nem PSDB, mas terá candidato próprio ao Paço: o vereador Antonio Cabrera.

"Será nosso candidato. Tem disposição e a simpatia da maioria dos filiados", anunciou Márcio França, que negou que haja pedido do governador, Geraldo Alckmin (PSDB), para que partidos aliados ao Palácio dos Bandeirantes caminhem com tucanos nos municípios. "Ele entende as realidades locais.".

A orientação do líder estadual do PSB se transformou em cobrança na terça-feira, em reunião com a bancada de vereadores. "Ele disse: ‘Posso contar com você?' E eu me coloquei à disposição", confirmou Cabrera.

Márcio França já tem, inclusive, delineado o início da estratégia. Vai abrir espaço na propaganda partidária do PSB (que será veiculada em todo o Estado, por redes de rádio e de televisão) para a aparição de Cabrera, já como forma de mantê-lo na lembrança dos eleitores para 2012.

"Quem não é visto não é lembrado", argumenta o presidente.

Empolgado, o parlamentar cita os ex-prefeitos Maurício Soares (PT) e William Dib (PSDB) como antecessores a serem seguidos. O primeiro deixou o PSB em 2008 e o segundo, em 2009. "O partido está na cabeça de São Bernardo. Temos de continuar a história", vuslumbra Cabrera.

O posicionamento coloca fim às especulações de que Márcio França poderia utilizar o pleito em São Bernardo como forma de retribuir ao PSDB eventual apoio que o tucanato conceda aos socialistas na cidade de São Vicente (litoral paulista), reduto eleitoral do presidente estadual do PSB.

 "Entendemos que a melhor forma de ir para a eleição é por meio de candidatura própria. Por termos uma das maiores bancadas na Câmara (cinco vereadores), não podemos ir a reboque de outros partidos", sintetiza Cabrera. O vereador projeta a formação de, ao menos, cinco chapas para o pleito, o que favoreceria a realização de segundo turno e aumentariam as chances de êxito do PSB. "Quanto mais candidatos, melhor."

 

DE SAÍDA

A desenhada candidatura própria do PSB à Prefeitura de São Bernardo, por outro lado, provoca a saída do vereador Pastor Ivanildo de Santana da legenda. Único socialista a dar base publicamente à administração de Luiz Marinho, ele admite que apoiar outro candidato que não o prefeito o colocaria em situação delicada. "Acho importante esta proposta (candidatura própria) para o PSB, mas não para mim", salientou.

"Já estou definido. Vou sair. Só não sei para onde vou", anunciou, ao ressaltar convites para ingressar no PSD e no PTB - o último em articulação do vice-prefeito, Frank Aguiar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;