Internacional Titulo
Maníaco mata oito crianças em escola no Japão
Do Diário OnLine
08/06/2001 | 10:16
Compartilhar notícia


Um homem com problemas mentais matou a facadas oito crianças com idade de 6 a 8 anos e feriu outras 20 pessoas ao invadir, nesta sexta-feira, um colégio em Ikeda, um elegante subúrbio da cidade de Osaka, 500 km a oeste de Tóquio (Japão), e foi preso. Segundo os serviços de socorro, entre os feridos estão 15 crianças, seis delas em estado grave.

O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, classificou de "terrível" esta matança, a mais grave ocorrida em um estabelecimento escolar japonês desde a Segunda Guerra Mundial. As crianças foram atacadas por volta das 10h15 locais (23h15 de Brasília), quando se encontravam na sala de aula.

O assassino invadiu o colégio armado com uma faca de cozinha de 15 cm de comprimento, segundo os meios de comunicação. Imediatamente começou a esfaquear aleatoriamente as crianças e seus professores. No total, 23 deles, incluindo dois adultos, ficaram feridos durante os doze minutos que durou o drama, segundo o último balanço fornecido ao anoitecer (hora local).

O homem "bem corpulento" entrou em uma das salas escalando por uma das janelas, informou um aluno, entrevistado pela televisão local. "Ele veio diretamente para cima de nós e esfaqueou o professor, que não disse nada e caiu no chão, sem se mover", contou o escolar.

Depois, o homem esfaqueou vários alunos sentados em suas carteiras e saiu para o corredor, perseguindo os que fugiam. Depois entrou numa outra sala de aula e atacou outros alunos, antes de ser dominado pelos professores.

O assassino foi identificado como Mamoru Takuma, 37 anos, residente em um bairro vizinho. "Quando foi preso, estava consciente, mas falava frases incoerentes depois de ter tomado uma forte dose de tranqüilizantes", explicou um dos responsáveis pela investigação, Yasuhiro Kitagawa, em coletiva de imprensa.

Takuma declarou à polícia: "Estou cansado de tudo. Tentei suicídio duas vezes, mas não consegui morrer. Queria que me prendessem para ser executado". Até maio passado Takuma seguiu um tratamento em um hospital psiquiátrico e em três oportunidades foi tratado por crise de esquizofrenia, informou a polícia.

Em março de 1999 foi investigado por ter colocado tranqüilizantes nas xícaras de chá oferecidas a professores de outra escola primária em que trabalhava, indicou a agência Jiji Press. "Isto jamais poderia acontecer. É importante compreender as causas e tentaremos encontrar as respostas apropriadas", declarou a ministra da Educação, Atsuko Toyama.

O Japão, cujo índice de delinqüência é uma das mais baixas do mundo, se viu comovido nos últimos anos por diversos assassinatos de crianças cometidos por adolescentes. O mais grave deles foi cometido por um menino de 14 anos que decapitou um colega de 11 e colocou sua cabeça sobre a porta da escola, em 1997, em Kobe, um grande porto a oeste do arquipélago.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;