Internacional Titulo
Combates antecedem reunião política de Taylor na Libéria
Da AFP
02/08/2003 | 10:48
Compartilhar notícia


Violentos combates eram travados este sábado em Monróvia entre rebeldes e combatentes do presidente Charles Taylor, que voltou à capital para se reunir com uma missão ministerial da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental Oeste (CEDEAO).

"Há combates nas duas frentes", declarou o ministro liberiano de Defesa, Daniel Chea, afirmando que "as posições não mudaram". Os guerrilheiros tentam há mais de duas semanas tomar o acesso ao centro da cidade, sede do poder de Taylor.

Também há enfrentamentos em Buchanan (sudeste), segundo porto do país, onde o presidente Taylor se encontrava em viagem de inspeção na sexta-feira, quando chegou a Monróvia uma delegação da CEDEAO que viajou especialmente para entrevistar-se com ele.

Segundo Chea, Taylor vai se reunir com esta delegação dirigida pelo secretário executivo da organização, Mohamed Ibn Shambas, e integrada por três ministros de Gana, Togo e Nigéria.

A delegação deve informar o presidente Taylor sobre as conclusões de uma cúpula extraordinária da CEDEAO, realizada na quinta-feira, em Acra, e que lhe deu três dias para deixar o poder e a Libéria, depois da chegada dos primeiros elementos de uma força de paz da África Ocidental prevista a partir da próxima segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;