Cultura & Lazer Titulo
Domingo é de João Donato em Paranapiacaba
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
10/07/2005 | 09:56
Compartilhar notícia


Ele foi, nos anos 50, um dos mais idolatrados músicos da fase pré-bossa nova; nos anos 60, ganhou notoriedade como jazzista latino na terra do Tio Sam. Neste domingo, precisamente às 16h, o pianista, compositor e arranjador João Donato, 70 anos, apresenta-se no Clube União Lyra Serrano, dentro do V Festival de Inverno de Paranapiacaba. Para ter acesso ao show, basta trocar um agasalho por ingresso duas horas antes do espetáculo.

Até a última quarta-feira, João Donato ainda não tinha certeza sobre o repertório do show e a banda que o acompanharia. Só sabia que seu filho, João Donatinho, não iria para mostrar os sons de seu "teclado sideral". Com a voz distante por causa da qualidade da transmissão do telefone sem fio, lançou a única questão que parecia preocupá-lo em sua casa, no Rio: "Está frio aí?"

O repertório, Donato poderia tocar até de olhos fechados – e às vezes o faz mesmo! Garante que haverá muita improvisação, "que é o que eu gosto".

A produção confirmou um set list bem variado. Estão lá parcerias com o irmão Lysias Enio (tais como Managarroba, Ê Lala Lay-ê e Pelo Avesso), com Marisa Monte e Arnaldo Antunes (Nunca Mais), com João Gilberto (Minha Saudade) e até com Marcelo D2 (Balança), além de Nasci para Bailar (com Paulo André Barata), Lugar Comum (com Gilberto Gil) e Naquela Estação (com Caetano Veloso e Ronaldo Bastos). Acompanham-no Alberto (baixo) e Nenê (bateria).

Donato é sujeito dos mais prolíficos. Tem pelo menos quatro discos na manga, praticamente prontos para serem lançados em 2005, e um sem-fim de composições. Jura que não tem disciplina para compor. "Ela vem sozinha. Ouço música constantemente na minha imaginação", diz, com tom manso de voz. "Acredito que seja dádiva de Deus fazer músicas, assim como escrever um livro."

Dos álbuns que podem compor a nova fornada, Donato anuncia um gravado no ano passado, durante um fim de semana em um estúdio no Rio ao lado do saxofonista Bud Shank. "Não tocamos nada combinado, só o que vinha à nossa imaginação", afirma. Tem outro, o Calle 54, com músicas suas, gravado ao vivo em Madrid; o João e Maria, no qual produz e arranja para um casal de amigos; e um seu, de piano solo. Perguntado sobre outros planos, diz: "Não sei...não tenho idéia..." E então emenda: "organizar um grupo com influências caribenhas. É, gostaria de fazer algo assim." A mente criativa de Donato não pára.

Lançamento – Atração também de peso no Festival, o saxofonista Léo Gandelman faz neste domingo o primeiro show no Estado de São Paulo, com base em seu novo disco, Lounjazz, um trabalho que, como o nome indica, traz uma fusão do lounge com o jazz.

Gandelman aportará no Lyra Serrano com banda, num show maior que o previsto, pois assumirá também o tempo do Trio Azymuth, cuja apresentação foi cancelada em virtude de uma intervenção cirúrgica na perna do baterista Ivan Conti (Mamão).

Na vitrina regional, há a edição especial do projeto Canja com Canja – 50ªEdição, que reunirá no Viradouro artistas como Rui Ferreira e Glau Piva; Cincointranse; Russo; Luiz Fernando Piriquito e banda Anjo da Guarda, no Viradouro. Na igreja Bom Jesus, o Conjunto de Flautas Doce de Mauá exibirá músicas sacras e populares, sob o comando de João Aletto Filho. E no Lyra, violinistas com idade a partir de três anos fazem concerto regidos pelo violinista da Osesp, Heitor Fujinami – eles formam a Orquestra ABC das Cordas.

Neste domingo na vila
10h às 16h – Expresso Lazer. Na Praça do Mercado
10h às 17h – Bungee Jump. No Loco Breque
11h – Orquestra ABC das Cordas. No Clube União Lyra Serrano
11h – GTO Grupo G.R.I.T.O. – Tema: Drogas na Adolescência. No Largo dos Padeiros
11h – Apresentação de Lian Gong. Na Praça do Mercado
12h – Grande Parada Circense, com o grupo Fractons. Na Praça do Mercado
13h e 15h – Mistura e Manda. Na Praça do Mercado
14h – Conjunto de Flautas Doce de Mauá. Na Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba
14h – Teatro infantil Medo de Careta, com o grupo Fractons. Na Praça do Mercado
14h, 16h e 19h – Canja com Canja 50ª Edição. No Viradouro
15h – João Donato. No Clube União Lyra Serrano
15h – GTO Grupo Primeiro Comando Teatral – Tema: Sexualidade e Aids. No Largo dos Padeiros
16h30 – Quarteto de Cordas. No Coreto do Clube União Lyra Serrano
18h – Léo Gandelman e banda. No Clube União Lyra Serrano
Para os shows no Clube União Lyra Serrano e no Viradouro é necessário trocar um agasalho por um ingresso 2h antes. As demais atrações têm entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;