Internacional Titulo
Congresso da Bolívia avalia renúncia do presidente Carlos Mesa
Da AFP
09/06/2005 | 11:56
Compartilhar notícia


O Congresso da Bolívia discute nesta quinta-feira o pedido de renúncia do presidente Carlos Mesa. A sessão parlamentar foi transferida para a cidade de Sucre porque a capital do país, La Paz, está tomada por manifestantes e violentos protestos.

Cerca de 2 mil policiais e militares controlam as entradas de Sucre e os acessos ao local da reunião, a Casa de La Libertad, onde a república boliviana foi fundada, em 1825. O líder oposicionista Evo Morales convocou seus partidários a protestar também na cidade, com o objetivo de evitar que os atuais sucessores constitucionais sejam eleitos para o lugar de Mesa.

Como presidente do Senado, Hormando Vaca Diez é o primeiro na linha de sucessão constitucional se a renúncia de Mesa for aceita. Em seguida vem Mario Cossío, presidente da Câmara. A oposição, porém, pede que os dois deixem seus respectivos cargos para que o comando do país seja repassado ao presidente da Suprema Corte de Justiça, Eduardo Rodríguez, o único com competência para convocar eleições gerais antecipadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;