Setecidades Titulo Pesquisa
Maioria dos internados por HIV tem menos de 40 anos
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
01/12/2014 | 07:33
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Mesmo diante de tanta informação, a população mais jovem parece não se atentar à prevenção da Aids, cujo dia de combate é celebrado hoje. Informações do DataSUS (banco de dados do Ministério da Saúde) mostram que, no Grande ABC, das 87 internações registradas de janeiro a setembro deste ano por doenças oportunistas relacionadas ao vírus HIV, causador da síndrome, 48 são pessoas com idade entre 15 e 39 anos. Isso representa 55,2% dos casos em comparação aos pacientes de 40 a 69 anos (42,5%).

Mesmo após a contaminação pelo vírus, a Aids não se desenvolve imediatamente. O tempo para que a pessoa comece a ter os sintomas varia, podendo chegar a alguns anos. No entanto, atualmente, não há mais distinção entre grupo de risco. “Quando o paciente é portador de HIV, independentemente de sintoma, já tem indicação para iniciar o tratamento, pois, quanto mais precocemente for medicado, melhor”, explica o médico infectologista do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, de Santo André, Munir Akar Ayub. 

Para o especialista, embora haja muitos canais de informação, a qualidade do que é transmitido “não é muito boa”, e deve ser melhor enfatizada para a juventude. “Todos sabem para que serve o preservativo, mas poucos utilizam.” 

 A iniciação sexual cada vez mais precoce é outro fator que contribui para a alta das estatísticas. “A promiscuidade é maior do que no passado.”

O crescimento também é reflexo do pensamento da geração atual, que cresceu acreditando que a Aids não mata. Com a evolução do tratamento com anti-retrovirais, que melhorou muito as condições de vida dos infectados, as pessoas deixaram de se preocupar. “Hoje os pacientes vivem por longo tempo e muitas pessoas conhecem portadores da doença que têm uma vida normal. Então, aquele receio que havia no passado se perdeu.”

Na região, ao comparar o primeiro semestre de 2013 com o mesmo período de 2014, constata-se o aumento de casos de Aids que chegam às redes municipais de Saúde. Em Diadema, de janeiro a junho do ano passado, foram registrados 36 casos da doença; neste ano subiu para 49. Em Ribeirão Pires, passou de 16 para 19. As demais prefeituras não informaram os dados. 

O infectologista ressalta que a Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis devem deixar de ser tabu nas conversas em família. “É preciso mostrar a gravidade do problema e falar aos filhos a partir dos 10, 11 anos. Fazer isso não significa influenciar a iniciação sexual, isso vai acontecer independentemente de os pais quererem ou não. O importante é fazer a prevenção.”

Estado promove mutirão de testes gratuitos para detecção do vírus

A Secretaria da Saúde de São Paulo promove, a partir de hoje, mutirão de testes gratuitos para detecção do HIV em todo o Estado, por meio da sétima edição da campanha Fique Sabendo. 

 Em Santo André, até sexta-feira, haverá testagem para HIV e sífilis, orientações e distribuição de preservativos em todas as 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Em Ribeirão Pires, no mesmo período, as atividades acontecerão no Serviço de Atenção Especializada, localizado na Avenida Francisco Monteiro, 205, Centro, das 7h às 18h. Em São Caetano, a ação será realizada até quinta-feira, das 9h às 16h, no Cepadi (Centro Municipal de Prevenção e Assistência às Doenças Infectocontagiosas), na Avenida Dr. Rodrigues Alves, 93, bairro Fundação. Na quinta-feira haverá testagem, das 8h às 16h, no Centro Policlínico Gentil Rstom, no bairro Nova Gerty e nas UBSs Dolores Massei, no bairro São José; Darcy Sarmanho Vargas, no bairro Mauá; e Amélia Richard Locatelli, no Santa Maria. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;