Setecidades Titulo
Padre da região fala sobre as mudanças no rosário
Camila Zanini
Do Diário OnLine
16/10/2002 | 11:51
Compartilhar notícia


O papa João Paulo II declarou nesta quarta-feira o período entre outubro de 2002 e outubro de 2003 como "o ano do rosário" e sugeriu mudanças no modo de rezar em comemoração ao 24º aniversário de seu pontificado.

Serão acrescentados cinco mistérios ao rosário, que devem representar a vida pública de Jesus Cristo. Para o Papa, a alteração tem o objetivo de "ajudar a descobrir a beleza e a profundidade dessa oração".

Segundo o Padre Lourenço, da Igreja Santa Edwiges de São Bernardo, até o momento havia 15 mistérios em um rosário, divididos em três blocos de 5 mistérios cada. Os blocos são os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos. Agora, com a sugestão do Papa, devem ser incluídos os mistérios da luz.

O padre Lourenço comentou que ainda não recebeu um comunicado oficial sobre a mudança, mas acredita que ela deva ser implementada muito em breve. “As pessoas já ficam de olho e se preparam para mudarem seus hábitos. Vai ser fácil”, diz o padre confiante.

O religioso explicou que os mistérios gloriosos eram rezados às quartas-feiras, aos sábados e aos domingos. Com a inclusão dos novos mistérios, os domingos deverão ser destinados aos mistérios da luz. Portanto, os fiéis não terão de rezar o terço duas vezes neste dia.

“Neste domingo acredito que não seja possível colocar a mudança em prática, mas não vai demorar não. Só precisamos imprimir os papéis com os mistérios para as pessoas poderem seguir na missa”, comentou o padre Lourenço.

O terço abrange cinco mistérios, ou um bloco de mistérios. Atualmente, os três terços que compõem o rosário somam 150 Ave-Maria e 15 Padre-Nosso. Com a inclusão dos cinco novos mistérios, serão 200 Ave-Maria e 20 Pai-Nosso, além dos Credo, Salve Rainha e Glória ao Pai que são anunciados a cada vez que um terço é rezado.

Confira como foi a comemoração do 24º aniversário do pontificado de João Paulo II.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;