Internacional Titulo
EUA farão Cúpula sobre segurança nuclear em 2010
Da AFP
09/07/2009 | 00:26
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai convidar os dirigentes de quase 30 países para uma Cúpula sobre segurança nuclear, em março de 2010, segundo informou a Casa Branca nesta quarta-feira, em L'Aquila.

Obama convocará a reunião porque "acredita que o terrorismo nuclear constitui a ameaça mais imediata e mais urgente para a segurança global", disse Mark Lippert, um dos responsáveis do Conselho de Segurança Nacional americano.

O objetivo principal da futura Cúpula será garantir a segurança dos estoques de material nuclear, que podem ser roubados, assim como reforçar a cooperação internacional para combater o tráfico de material e tecnologia nuclear".

Trata-se de "outra etapa importante no programa de não proliferação proposto pelo presidente", disse Lippert, precisando que a Cúpula também deverá contribuir para transformar o "sólido" enfoque bilateral que Washington tem praticado até o momento sobre o tema, para torná-lo um enfoque multilateral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;