Setecidades Titulo Desafio
Alunos têm facilidade em abordar o consumo de álcool

Proximidade com tema facilita na hora de escrever as redações do concurso

Caroline Garcia
Especial para o Diário
18/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar do consumo de álcool ser permitido somente para maiores de 18 anos, jovens a partir dos 12 se mostram à vontade para conversar sobre o tema do sexto Desafio de Redação, promovido pelo Diário nas escolas do Grande ABC.

Casos de familiares ou conhecidos que se envolveram com a bebida ajudam no debate e desenvolvimento do texto. "Tenho um primo de 17 anos que bebe, e ele começou experimentando vodka. Minha avó é a que mais chama a atenção dele, mas não adianta", disse Brenda das Mercês Barbosa, 13, aluna do 7º ano da EE 16 de Julho, em Santo André.

No Colégio Ateneu de São Caetano, a professora de Português Daniela Biazi trabalhou, com estudantes a partir do 9º ano, a cartilha distribuída pelo Diário às escolas participantes do concurso. "Os números das tabelas sobre quem ofereceu a bebida e qual tipo foi experimentada pela primeira vez chamaram a atenção."

Segundo pesquisa do Ibope Inteligência no Estado de São Paulo, amigos são os principais responsáveis por iniciar o jovem no consumo de álcool, com 46% das respostas. Em segundo lugar, com 21%, são os adolescentes que experimentam por conta própria. Familiares ficaram com 20%. Já cerveja ou chope e vinho são as primeiras bebidas consumidas.

"O que me assustou foi que os estudantes confirmaram a facilidade para menores de idade comprarem bebida. Apesar de ser uma droga, o álcool pode ser comprado junto ao leite", disse a professora. No estudo do Ibope, 49% dos entrevistados afirmaram ser muito fácil o acesso à bebida alcoólica.

A estudante do 1º ano do Ensino Médio Rafaela Ayres, 16, reitera a versão de Daniela. "Poucos estabelecimentos seguem as leis. O adolescente que tiver aparência de mais velho compra com facilidade."

O Desafio percorre hoje mais 15 escolas e acaba no fim do mês. O concurso literário é co-realizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), tem parceria do governo estadual e apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;