Internacional Titulo
Bento XVI diz que é necessário respeitar as religiões
Da AFP
20/02/2006 | 11:25
Compartilhar notícia


O papa Bento XVI afirmou nesta segunda-feira que é "necessário e urgente que as religiões e seus símbolos sejam respeitados" para "favorecer a paz e a compreensão entre os povos e os homens".

"No contexto internacional que vivemos atualmente, a Igreja Católica segue convencida de que, para favorecer a paz e a compreensão entre os povos e entre os homens, é necessário e urgente que as religiões e seus símbolos sejam respeitados, e que os fiéis não sejam objeto de provocações que ferem seu trabalho e seus sentimentos religiosos", declarou o papa em francês ao receber Ali Achur, novo embaixador do Marrocos no Vaticano.

No entanto, Bento XVI acrescentou que a "intolerância e a violência nunca podem ser justificadas como respostas às ofensas porque não são respostas compatíveis com os princípios sagrados da religião".

O papa alemão também denunciou "as ações daqueles que se aproveitam deliberadamente da ofensa causada aos sentimentos religiosos para fomentar atos violentos, sobretudo quando este se produz com fins alheios à religião".

Esta é a primeira vez que o papa reage pessoalmente desde o início da polêmica sobre as caricaturas de Maomé. As declarações foram feitas 48 horas depois das manifestações violentas que deixaram dezenas de mortos na Líbia e Nigéria.

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;