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Volpi abre as portas do gabinete à população
Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
16/01/2005 | 18:38
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Empregos e parcelamento da dívida do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Esses foram os dois pedidos mais repetidos pelas 100 pessoas que foram ao gabinete do prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), na última quarta-feira. Volpi dedica esse dia da semana, junto com alguns assessores e secretários, ao atendimento da população por ordem de chegada, sem agendamento prévio. A prática teve início logo na primeira semana do mandato, dia 5, sem divulgação e mesmo assim com 81 atendimentos.

Segundo Volpi, ser atendido pelo próprio prefeito é um hábito novo para os moradores de Ribeirão. "Isso traz bons resultados, mas pode ser desgastante para nós porque temos de falar muitos nãos para os moradores", diz o prefeito, referindo-se aos pedidos de empregos na Prefeitura e de serviços que a legislação impede que sejam feitos.

O prefeito garante que este é um novo estilo de governar a cidade e será expandido em breve para um governo itinerante, prática adotada pelo prefeito de São Caetano, Luiz Olinto Tortorello, morto em dezembro. "Irei com uma equipe de secretários municipais e assessores durante três dias seguidos a um bairro fazer esse atendimento e ver os problemas no local", afirma. Volpi alega que a dificuldade de se locomover impede muitas vezes que o morador venha de um bairro mais distante ao seu gabinete e, por isso, vai levar sua equipe até essas regiões. Outra ação nesse sentido será a criação da Ouvidoria Municipal, prevista para a futura reforma administrativa, sem data para ocorrer.

Grande parte das solicitações levadas ao gabinete são encaminhadas imediatamente, mas justo as mais repetidas ou têm uma negativa como resposta ou precisam de alteração da lei atual. "Estou enxugando o número de funcionários e tenho de dizer não aos pedidos de emprego". A segunda demanda mais ouvida por Volpi é o parcelamento de dívidas do IPTU. "As pessoas querem pagar o imposto e, diante da quantidade de pedidos, decidimos elaborar um projeto de lei para resolver essa situação", afirma Volpi.

Para a presidente da Sociedade Amigos do Bairro Colônia, Maria Ângela Pereira de Araújo, o atendimento na primeira quarta-feira foi tão eficaz que ela voltou dia 12 com novas solicitações. "Temos problemas como o perigo de deslizamento de terra na Vila Conceição. Fiz o pedido e um engenheiro foi ao local no dia seguinte. Com as últimas chuvas, o problema aumentou e vim pedir nova visita, que eles me garantiram que vai ocorrer amanhã", diz Maria Ângela.

A assessoria de Volpi garante que quem não puder ir ao gabinete poderá fazer sua solicitação pelo telefone 4827-5311. Em breve haverá contato também pela Internet, mas o e-mail do gabinete ainda não foi reorganizado desde a troca de gestão.

Portas abertas – A mesma estratégia de Volpi será adotada em Rio Grande da Serra, pelo prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB). O atendimento ao público também será no gabinete às quartas-feiras, a diferença é que as audiências deverão ser agendadas durante a semana. A prática mais ousada teve como protagonista o ex-prefeito da cidade e irmão de Kiko, José Teixeira, que mandou arrancar as portas de seu gabinete logo que assumiu, em 1993, e só foram recolocadas pelo seu sucessor Cido Franco, em 1997.

A Internet é o caminho mais utilizado pelas demais prefeituras da região para o recebimento das solicitações, sugestões e reclamações da população, que podem ser encaminhados também para o setor de comunicação dos gabinetes. Em Santo André, o prefeito João Avamileno (PT) recebe em seu gabinete preferencialmente representantes de entidades e líderes comunitários. O atendimento de demandas pessoais fica por conta de quatro assessores diretos, que fazem o encaminhamento entre as secretarias para resolver os problema apresentados. Os moradores da cidade contam também com a Praça de Atendimento no prédio da Prefeitura para encaminhar suas solicitações.

A população de São Bernardo tem acesso à Prefeitura em um setor específico instalado no Poupatempo, ou na Coordenadoria de Ações Comunitárias, que encaminha as questões mais complexas. Segundo o chefe de gabinete Ademir Silvestre, o prefeito William Dib (PSB) faz o atendimento na Prefeitura, mas o filtro existente para conseguir agendar uma hora serve para verificar se há como resolver a questão sem a necessidade de marcar uma audiência. "Depois de exaurir todas as possibilidades de resolver nas secretarias e coordenadoria, levamos o caso ao prefeito", informa Silvestre.

Em São Caetano, a proposta do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) é dar continuidade à iniciativa de governo itinerante da gestão anterior. A assessoria da Prefeitura informou que a atividade só não foi retomada porque está sendo estudada uma reformulação em seus procedimentos.

O contato direto com a população de Diadema é feito nas caminhadas do prefeito José de Filippi Júnior (PT) pelas ruas do município, quando conversa com moradores e comerciantes. Sua agenda de audiências no gabinete também é voltada a atender líderes comunitários e representantes de associações. Segundo a assessoria da Prefeitura, quem vai direto ao gabinete é atendido pela equipe de Governo que encaminha as demandas. Outra forma estimulada pela administração é a presença às reuniões do Orçamento Participativo, que costumam reunir entre 500 a 700 pessoas.

A orientação do prefeito interino de Mauá, Diniz Lopes (PL), é que a Comunicação da Prefeitura garanta o total acesso da população ao Poder Público. O agendamento de compromissos com a população é realizado para organizar as visitas do prefeito aos bairros em associações de bairro e outras instituições.




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