Nacional Titulo Emergência
União autoriza universidades a contratarem professores
15/02/2011 | 19:08
Compartilhar notícia


O governo federal autorizou as universidades federais a contratarem emergencialmente 3.500 professores substitutos para garantir o início das aulas. Uma Medida Provisória editada hoje altera a redação da lei que rege as contratações das instituições e permite que os substitutos possam ser contratados por um ou dois anos, dependendo do caso, até que docentes concursados possam assumir o cargo.

 

As universidades federais e os Institutos Federais Tecnológicos têm, hoje, quase 35 mil vagas abertas para concurso. A princípio, apesar dos cortes no orçamento e a suspensão de novas contratações determinadas pela área econômica, as seleções foram mantidas.

 

Isso porque o ministério depende delas para levar adiante a ampliação do ensino superior e do ensino técnico público, uma das promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff. No entanto, em caso de aperto ainda maior no orçamento, o Ministério do Planejamento já determinou ao MEC que estabeleça quantas dessas vagas são realmente essenciais.

 

A maior parte dos concursos para este ano está já em realização ou sendo aberto, esperando de autorização orçamentária. Algumas instituições começariam o semestre com falta de professores. O texto da MP autorizou a contratação em casos de existência de vagas não preenchidas, afastamento ou licenças e nomeações para cargos de direção. O número de contratados que corresponderá a cada uma das instituições sairá em uma portaria na próxima semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;