Turismo Titulo Arraial D'Ajuda
Qual é a sua praia?
Heloísa Cestari
Enviada a Arraial D'Ajuda
16/12/2010 | 07:46
Compartilhar notícia


Embora Arraial D'Ajuda não tenha vocação para dormir cedo, vale deixar algumas noitadas de lado para aproveitar as praias enquanto o astro-rei ainda está dando o ar da graça. A de Parracho serve de ponto de encontro de jovens a qualquer hora do dia ou da noite.

Mais adiante, chega-se à orla da Pitinga, que brinda os banhistas de plantão com piscina natural de água doce e os irrecusáveis petiscos da Barraca do Faria. Uma boa forma de relaxar e renovar as energias para a caminhada de 20 minutos que conduz à extinta Lagoa Azul (hoje, apenas uma pequena praia com morros de terra erodida, sinal de que nem tudo foi devidamente preservado após a invasão turística) ou para o percurso de 50 minutos a pé que leva até a Praia de Taípe, famosa pelas gigantescas falésias que escoltam o mar reforçando a privacidade de trechos praticamente desertos, que encorajam muita gente a arriscar um top less a caminho de Trancoso.

Se este não for o seu caso, prefira encerrar a tarde contemplando o pôr do sol em uma das badaladas barracas da Praia de Araçaípe. O público se divide entre a do Corujão e a do Sting, que costuma promover baladas com música ao vivo durante o verão, com direito a clássicos do rock da década de 1980, MPB e um papo descontraído com o dono, apelidado de Sting pela semelhança com o cantor. De quebra, na maré baixa, as ondas são barradas pelos arrecifes formando piscinas naturais perfeitas para banho.

 

CAVALO

Para quem cansou só de imaginar o trajeto entre Taípe e Trancoso, outra opção é o passeio a cavalo pelas principais praias da região. O Centro Equestre Arraial D'Ajuda aluga animais para passeios pela praia com ou sem monitores, além de realizar cavalgadas noturnas na lua cheia por trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica.

 

ESPELHO

Outro passeio imperdível consiste em contratar o serviço de uma van para ir até as praias de Caraíva, Curuípe e Espelho. A primeira, incrustrada entre o rio de mesmo nome e uma reserva de índios pataxós, atrai aventureiros pela beleza de sua praia e pelo clima primitivo, sem energia elétrica nem telefone. O programa é tormar banho de sol, de mar e de rio durante o dia e cair no forró à noite.

O outro roteiro permite visitar Curuípe e Espelho em uma mesma tacada. Consideradas algumas das praias mais bonitas do Brasil, elas oferecem passeios de barco e muito sossego. Os preços dos passeios partem de R$ 85 para Caraíva e R$ 50 para Curuípe e Espelho, passando por Trancoso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;