Política Titulo Bateu tucano
Rogério é reeleito presidente da Câmara de Mauá
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
15/12/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


Com as articulações em torno do nome de[/01.TXTNORMAL] Rogério Santana (PT) bem adiantadas há semanas, o petista garantiu ontem reeleição folgada - placar de 12 a 5 - para presidência da Câmara de Mauá. A novidade ficou por conta da candidatura de Adimar José da Silva, o Edimar da Reciclagem (PSDB), que concorreu ao comando da Casa pela chapa oposicionista e teve a adesão da bancada - Edgard Grecco (PDT), Atila Jacomussi e Silvar Silva Silveira, ambos do PV e Manoel Lopes (DEM). "Sempre haverá disputa entre PT e PSDB", disse Edimar.

A vice-presidência, apesar da candidatura de Atila Jacomussi, passou das mãos de Luiz Alfredo dos Santos Simão (PSB) para o também socialista Osvanir Carlos Estela, o Ivan (PSB).

Inclusive é forte nos bastidores que a renúncia da presidência por parte da bancada socialista, que tem forte representatividade no Legislativo mauaense, se deu porque a ala petista se comprometeu em ceder as principais comissões permanentes ao grupo do PSB. Uma das mais decisivas, a de Finanças, deve ser presidida por Simão.

Após a vitória, Rogério disse que "o processo democrático das eleições da Casa tem muito o que avançar. Agora é jogar o jogo. Queremos fazer uma melhor gestão."

Paulo Suares (PT) não teve concorrentes e permaneceu no posto de 1º secretário. O mesmo ocorreu com Roberto Rivelino Ferraz, o Professor Betinho (PSDC), que garantiu outra vez a cadeira de 2º secretário.

Mas o intrigante ficou por conta do convite feito pela base governista à oposição. O nome do vereador situacionista Cincinato Freire (PSDC) foi o escolhido pelos aliados para concorrer ao lugar de 3º secretário. "Nós da bancada de situação, inclusive com a anuência do Cincinato declinamos de sua candidatura se algum vereador da oposição desejar se candidatar. Faço esse convite de forma insistente para demonstrar nosso respeito à bancada, que apesar de todas as divergências não causou grandes problemas nesses dois anos. Além disso, para cumprir o que está previsto no regimento interno: o princípio da proporcionalidade", defendeu o líder governista Rômulo Fernandes (PT).

Porém, os oposicionistas não aceitaram o convite e Cincinato assumirá o posto.

A votação das comissões permanentes deve ocorrer na primeira sessão de 2011, prevista para fevereiro.

BANDA LYRA

Os vereadores de Mauá aprovaram ontem, em primeira discussão, a concessão de área municipal para a construção da sede social e serviços assistenciais da Banda Lyra de Mauá. A aprovação em definitivo deve ocorrer hoje em sessão extraordinária. "Queremos aprovar ainda neste mês para não atrasar ainda mais a implementação dos projetos que a banda ansia em fazer." A luta pela conquista do espaço foi acompanhada e teve o apoio do Diário durante todo o tempo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;