Economia Titulo Compras
Dia das Mães injeta R$ 114 mi na região

Consumidores do Grande ABC planejam gastar, em média,
R$ 139,30 com presentes, segundo pesquisa divulgada ontem

Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
19/04/2013 | 07:18
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A segunda melhor data para o comércio, o Dia das Mães, promete aquecer as lojas da região. Os consumidores que moram entre as sete cidades planejam gastar, em média R$ 139,30 com o presente - crescimento de 14% em comparação com o mesmo período em 2012 (R$ 173,78) . Já o valor total das compras será de R$ 212,50, já que muitos filhos compram um mimo também para outras mulheres da família. A data vai movimentar R$ 114 milhões na região.

Em 2012, a data injetou R$ 100 milhões. Descontada a inflação de 6,59% no período, a movimentação econômica sobe entre 5% e 6% neste ano.

As informações foram divulgadas ontem pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo em parceria com as associações comerciais da região, pela PIC (Pesquisa de Intenção de Compra) Dia das Mães 2013.

Dos entrevistados, 78% declararam que pretendem gastar até R$ 150 por presente, e 42% vão desembolsar entre R$ 50 e R$ 100. Comparativamente ao ano passado, as famílias de todas as faixas de renda revelaram disposição em pagar preço maior neste ano. Isso é explicado pelo aumento do salário real na região que, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego do Seade, teve elevação de 13,16% entre as sete cidades, entre janeiro de 2012 e janeiro de 2013.

O meio de pagamento escolhido pela maior parte dos entrevistados será o dinheiro (43,8%). Em seguida está o cartão de débito (27,6%) e apenas em terceiro lugar está o cartão de crédito (25,2%). Segundo o coordenador do estudo, o professor de Economia Sandro Maskio, a opção de financiamento via cartão de crédito caiu dez postos percentuais em relação à pesquisa de 2012. Tendência que tem sido observada desde o Dia das Crianças. "Esse fenômeno é reflexo do aumento do grau de comprometimento da renda das famílias e da elevada taxa de inadimplência, especialmente junto às financeiras e às operadoras de cartão de crédito", afirma.

Ainda segundo o levantamento, as mães foram apontadas por 52,1% dos entrevistados como pessoa a ser presenteada na data. Na sequência apareceram filhas, madrinhas, irmãs etc (12,7%), as avós (12,6%), as sogras (12,3%) e as mulheres (10,3%).

Os presentes preferidos pelos entrevistados para a data foram os vestuários (30,6%). Na sequência, estão perfumes e cosméticos (23%); flores (7,8%); joia e bijuteria (6%); cestas de café da manhã/doces (5,1%). Os demais se dividem entre objetos de decoração, utensílios de cozinha, celular, livros, eletrodomésticos e outros itens. E 12,6% dos entrevistados disseram ainda não ter definido.

A maioria das aquisições será feita em shoppings, já que o setor teve 47,5% das intenções. Assim como já observado em pesquisas anteriores, o principal fator determinante da escolha do tipo de comércio foi a proximidade do estabelecimento, seguido da diversidade de produtos, conforto e preço, o que explica o fato de os centros de compra serem os preferidos, conforme cita o professor da Metodista.

 

São Bernardo é a preferida para compras

A maior parte dos moradores da região revelou preferir realizar as compras para o Dia das Mães em São Bernardo (29,1% dos entrevistados). Em segundo lugar está Santo André, com 21,9%. A posição entre os dois municípios se inverteu neste ano, aponta o coordenador da Pesquisa de Intenção de Compra, do Observatório Econômico da Universidade Metodista, o economia Sandro Maskio.

Segundo ele, em 2012, a inauguração de outro centro de compras da cidade (o São Bernardo Plaza Shopping) e a ampliação do Metrópole, por exemplo, atraíram volume maior de compradores. “Cerca de 11,2% do consumidores que residem em Diadema fazem compras em São Bernardo. Isso também acontece com os moradores da Capital paulista”, destaca o professor.

A pesquisa aponta que a mobilidade do consumidor aumentou nos municípios de Mauá, São Caetano, São Bernardo e Diadema, explicado pela ampliação da amostra para os bairros e pela ampliação das opções de local de consumo, tendo em vista os empreendimentos comerciais expandidos e inaugurados nos últimos anos.

DESTAQUE - Já 29,2% dos moradores de Rio Grande da Serra e 25,9% dos de Mauá vão até o comércio de Santo André para adquirir o presente. “O município andreense dispõe de importantes centros de compra”, diz Maskio. Entre eles, o Grand Plaza Shopping, o Shopping ABC, o tradicional calçadão da Oliveira Lima e o Shoppinho Santo André.

 

 




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