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Grande ABC é estratégico para expansão de gigante de TI

IBM pretende se aproximar da região para aproveitar potencial de negócios

Leone Farias / Do Diário do Grande ABC
31/10/2010 | 07:12
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O Grande ABC é considerado estratégico para o crescimento dos negócios da gigante de tecnologia de informação IBM no País.

A empresa já tem parceria com instituições de ensino da região, entre as quais Fatec (Faculdade de Tecnologia) e ETE (Escola Técnica do Estado de São Paulo) em São Bernardo e a Fundação Santo André. Atende também grandes clientes como a Mercedes-Benz, Termomecânica e Casas Bahia.

No entanto, vê perspectivas de forte crescimento de negócios com o setor empresarial regional. Em razão dessa avaliação, Santo André foi escolhida como uma entre 20 cidades do País que fazem parte do projeto da companhia para fomentar economias locais com potencial de expansão.

EDUCAÇÃO

Na área educacional, o foco é colaborar para a qualificação de professores e estudantes e o aprimoramento de cursos, de forma a garantir mão de obra atualizada no ramo de TI, assinala Walter Cursino, gerente do briefing center do centro de tecnologia de Hortolândia, no interior de São Paulo.

Ele acrescenta que a companhia, além de investir oferecendo software e hardware para essas instituições, desenvolve pesquisas de mercado, para verificar as tendências nessa área, com o objetivo de ajustar a demanda ao que o mercado precisa. Cursino cita que, em todo o País, já foram beneficiados 200 mil estudantes, por meio de parcerias com escolas.

A unidade de Hortolândia - que é um de centros de tecnologia de serviços globais da companhia - dá suporte para a estratégia de expansão regional. Em área de 1 milhão de m² no município, a empresa oferece outsourcing (apoio técnico à distância para ambientes de informática já instalados), desenvolvimento de aplicativos, manutenção e apoio a processos de negócios (em recursos humanos, compras e outras áreas), data center (base de dados) e tem ainda laboratório Linux, em que faz a conversão de sistemas Linux para suas linhas de servidores.

A companhia não revela quantos pessoas emprega nessas instalações, mas apenas em uma de suas unidades, o command center, que gerencia e hospeda operações de TI de clientes nacionais e internacionais, trabalham cerca de 1.000 funcionários, em três turnos.

 




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