Internacional Titulo Clima
Tufão Megi segue para o sul da China
Da AFP
22/10/2010 | 08:07
Compartilhar notícia


O tufão Megi, o mais potente dos últimos 20 anos na região Ásia-Pacífico, se aproximava nesta sexta-feira do sul da China, provocando o cancelamento de voos e obrigando milhares de pessoas a abandonar suas casas, depois de ter deixado 36 mortos nas Filipinas e três mortos e dezenas de desaparecidos em Taiwan.

O tufão poderá atingir as costas da província de Fujian (sudeste) na noite desta sexta-feira ou sábado pela manhã, segundo os serviços de meteorologia chineses.

Às 6H00 GMT (4H00 de Brasília), o Megi se encontrava a 250 km do litoral, entre as províncias de Fujian e Guangdong, e avançava a uma velocidade de 10 km/h, segundo o Centro de Meteorologia Nacional. Estava acompanhado por ventos de 173 km/h.

Mais de 150.000 habitantes foram evcuados de Fujian, enquanto dezenas de milhares de barcos de pesca foram convocados de volta a seus portos, segundo a agência Nova China.

Pelo menos 10.000 pessoas deixaram suas casas em Guangdong, onde as ondas podem chegar a até sete mentros de altura.

A passagem, acompanhada por ventos muito fortes e chuvas torrenciais, aumentará os riscos de deslizamentos de terra, rios de lama e inundações, alertou o Centro Nacional de Meteorologia chinês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;