Cultura & Lazer Titulo Terças ímpares
Mestre da guitarra, André Christovam toca na região
Cristie Buchidid
Do Diário do Grande ABC
04/10/2010 | 07:54
Compartilhar notícia


São 34 anos na estrada, pela qual cruzou caminhos com Kid Vinil e Os Heróis do Brasil, Rita Lee & Roberto de Carvalho, Raul Seixas e Marcelo Nova, com os quais gravou e excursionou. Essa é uma pequena parte da trajetória do guitarrista e cantor André Christovam, convidado da banda Cry Babe para participar do projeto Terças Ímpares, amanhã, às 21h, no Tupinikim Bar e Restaurante, em Santo André.

Jam session mais organizada foi como Christovam apelidou a noite. "Eles sabem o que eu vou tocar; eu sei o que eles vão tocar. O blues deles tem pé no rock and roll. Eu trago um pouco mais da música negra, mas tocarei de tudo. Blues é um nicho muito amplo", opina Christovam, que tem trabalho focado no blues, "mas só por ter sido guitarrista de Rita e Raul, meu pedigree de rock não é fraco", brinca o músico.

Christovam não dispensará ensaio antes do show, mesmo acreditando no poder da improvisação. "A melhor música é a que se faz sem pressão. É aí que pode acontecer a mágica. A Cry Babe tem repertório que engloba de 30 a 40 músicas, das quais provavelmente já toquei todas. O grande diferencial será eles tocando o meu repertório. A gente fará uma mistura", diz Christovam, com o timbre da experiência.

Aos 52 anos de idade, ele se diz mais tranquilo nos bastidores. "Antes eu fazia questão de acompanhar toda a produção e me preocupava muito com o controle de qualidade. Isso me estressava e eu sofria demais. Hoje, estou zen, consigo tocar e me divertir", confessa.

O show é a chance de assistir, em espaço intimista, um dos grandes nomes da música do País, com forte projeção internacional. Na trajetória dedicada à guitarra, Christovam tocou para 12 mil pessoas no Benson & Hedges Blues Festival, em 1989, em Dallas, a convite do músico texano Albert Collins, evento que reuniu astros da grandeza de B.B. King e John Lee Hooker. Em Chicago, em 1991, no estúdio da Chess Records, gravou o álbum The 2120 Sessions, com B.B. Odon e a cozinha rítmica de Buddy Guy, composta por Jerry Porter (bateria) e J. W. Williams (baixo e vocal); em 1996, fez participação em show de Carlos Santana. Essas são apenas algumas lembranças de uma carreira com muitos acordes para tocar.

Terças Ímpares - Show com André Christovam e a banda Cry Babe. No Tupinikim Bar e Restaurante. Na Rua das Monções, 585, bairro Jardim, Santo André. Tel.: 4436-9231. Amanhã, às 21h. Ingr.: R$ 12.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;