Cultura & Lazer Titulo Divórcio
Enfim só
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
12/09/2010 | 07:21
Compartilhar notícia


Há quem diga que o momento mais feliz da vida de uma mulher é a hora do ‘sim' para o amado diante do altar. Não por acaso o número de matrimônios não para de crescer. Entre 1998 e 2008 o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) calculou aumento de 34,8%.

Outro dado mostra que em 2007, para cada quatro casamentos, um termina em divórcio. E se a separação passou a fazer parte da rotina de muitas pessoas, por que não celebrar também esta nova etapa?

É o que acredita a jornalista Meg Sousa, 29 anos, que realizou a Festa do Divórcio quando assinou os papéis colocando ponto final à união de quatro anos. "Quando procurava informações sobre divórcio na internet, vi que no Exterior era comum ocorrer esse tipo de festa. Com a ajuda de amigos, também promovi a minha comemoração para avisar a todos que estava feliz e pronta para encarar esta nova fase", conta a jornalista.

O convite chegou com estranhamento a familiares e amigos distantes, mas todos compareceram à ocasião. O evento ocorreu como uma festa de casamento ao contrário.

Docinhos como bem-casados se chamavam bem-separados. Todos os convidados foram fantasiados. A jornalista chegou em um carro antigo, vestida de noiva e acompanhada por dois gogo-boys. "Meu ex-marido foi convidado, já que nos separamos amigavelmente, mas ele não foi porque não gosta muito de festas à fantasia", explica Meg Sousa, que nem cogitou a possibilidade de o antigo parceiro não estar a fim de comemorar o divórcio.

O psicólogo da Universidade de São Paulo especialista em relacionamentos, Thiago de Almeida dá seu parecer sobre a nova modalidade festiva: "O divórcio é sempre uma fase difícil para os envolvidos e também uma possibilidade de criar uma outra história. Acho positivo que as pessoas consigam encarar tudo com bom humor. O que definitivamente é prejudicial é fazer uma festa apenas para cutucar o ex-marido e tentar passar para a sociedade uma imagem de realização que não é verdadeira", alerta Thiago de Almeida.

O especialista complementa que, com a simplificação da Lei do Divórcio, separar as escovas de dente tornou-se mais fácil, mas é preciso tomar cuidado para que a facilidade de dissolução de casamentos não seja motivo para banalização dos relacionamentos pessoais.

A comemoração de Meg Sousa foi tão proveitosa que neste ano ela fez uma nova festa celebrando um ano de divórcio. O tema foi a Boda do Papel Rasgado, alusão às Bodas de Papel que casais comemoram com um ano de casamento. No figurino, um vestido de noiva preto e botas longas, com direito à chegada em limusine em casa noturna badalada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;