D+ Titulo Esportes
Ouro dos X-Games é de Santo André
Do Diário do Grande ABC
15/08/2010 | 07:33
Compartilhar notícia


Ele sempre foi hiperativo e persistente. Quando estava agitado, mandava-o direto para a pista de skate", conta Letícia Penarrubia, 45 anos, mãe de Ítalo, 19, de Santo André, que sempre foi incentivado pelos pais a praticar o esporte. O resultado apareceu agora, durante o X-Games 16, que rolou em Los Angeles, Estados Unidos: Ítalo ganhou ouro na categoria vertical amador.

"Sempre fiquei muito nervoso e ansioso nas competições, e errava tudo. Dessa vez, tentei me acalmar, me concentrei e consegui. Estava confiante", diz o garoto, que pratica desde os 12. Comprou o primeiro skate com a grana que ganhou do pai. Começou a treinar e não parou mais. Já fez futebol, natação e tocou bateria. "Mas não adianta, skate é o que eu gosto de verdade." Em sete anos de atividade, quebrou ombro, cotovelo, pé, costela, cóccix e dedo. "Faz parte."

A final foi emocionante. Ítalo venceu o australiano Sam Bosworth, que o derrotou no ano passado, e encontrou amigos do skate, como Pedro Barros e Sandro Dias. "Trocamos informações e dicas. Um ajuda o outro. Somos como uma família." E foi convidado para andar na megarampa na casa do brasileiro Bob Burnquist, na Califórnia.

Falta incentivo - Vencer competições desse nível, segundo Ítalo, o ajuda a ser reconhecido no skate. "É preciso ter talento, sorte e humildade. Não é porque ganhou, que vai deixar de lutar para ser sempre melhor." Na opinião do campeão, o esporte não é incentivado no Brasil, o que complica ainda mais a trajetória dos atletas. "Não temos boas pistas nem investimento. Nos Estados Unidos, há uma em cada esquina." Ítalo lembra que Rafael Mascarenhas, 18 anos, atropelado dentro de um túnel no Rio de Janeiro, poderia ter sobrevivido se existissem mais lugares para ele andar.

Outro obstáculo, segundo Ítalo, é o preconceito. "Acham que somos vagabundos, drogados. E não é nada disso", diz o garoto, que reconhece a importância do apoio dos pais. "Já ouvi mães que ficam apavoradas quando os filhos falam que vão andar de skate. Mas não é nada disso. Na pista, todos se conhecem e é preciso ser muito saudável para praticar skate", enfatiza a mãe Letícia.

Enquanto treina, Ítalo atualiza o blog e o twitter. Para acompanhá-lo acesse http://italopenarrubia.blogspot.com e @italopenarrubia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;