Economia Titulo Mercado
Varejo comemora recorde de vendas
12/08/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


As vendas do comércio varejista, medidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), subiram 1% em junho em relação a maio e 11,3% na comparação com julho do ano passado. Com o resultado de junho, as vendas acumularam no primeiro semestre alta de 11,5%, recorde na série histórica do IBGE neste tipo de comparação. "Foi o melhor semestre para todos os semestres", afirmou o economista da coordenação de serviços e comércio do IBGE, Reinaldo Pereira.

Para economistas, o resultado comprova que a economia está ainda aquecida apesar de sinais pontuais de desaceleração, o que pode levar o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central a ter que elevar os juros.

"A dinâmica da economia é ainda forte, o que significa que há um ajuste (na Selic) sendo postergado para o ano que vem", disse o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Camargo Rosa. "Estamos com previsão de mais uma alta de 0,25 ponto percentual para os juros em setembro e depois uma pausa, em linha com o discurso mais recente do BC. Mas, em algum momento de 2011, ele vai ter que subir os juros para trazer a inflação para o centro da meta."

No semestre, um dos destaques, em termos setoriais, para a composição do resultado, foi o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, cujo volume de vendas subiu 10,4%. "Com certeza este setor foi o que comandou o resultado do semestre", disse. O técnico comentou que o aumento do poder aquisitivo da população ajudou a estimular o consumo neste setor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;