Turismo Titulo Atacama
Salar do Atacama
Eliane Silva
12/08/2010 | 07:06
Compartilhar notícia



O passeio aos lagos altiplânicos também rende uma visita ao Salar do Atacama. No passado, um imenso lago. Agora, um grande vale de sal, lugar preferido de flamingos e diversas aves do deserto. O frio é imenso. O céu reflete no solo, que conta com fina camada de água, formando um espelho infinito.

Está localizado 55 quilômetros ao Sul de San Pedro do Atacama. É cercado pela Cordilheira dos Andes e pela Cordilheira de Domeyko, e não tem drenagem de água. Com o passar dos anos, essa depressão tornou-se um depósito de sal, onde em alguns pontos se alcança uma espessura de 1.450 metros.

Esse depósito se originou pela precipitação de sais e minerais vindos das montanhas pela água. As lagoas formadas se evaporaram e a camada de sal se cristalizou, formando estruturas hexagonais. Não se pode caminhar pelas salinas, pois o sal cristalizado forma pequenas lanças capazes de rasgar até os solados dos calçados.

A salina tem cerca de 3.000 quilômetros quadrados e está a 2.300 metros do nível do mar. Algumas áreas fazem parte da Reserva Ecológica Los Flamencos. A região concentra flamingos e outras espécies de aves, como nhandus, gansos e patos. Entre os mamíferos, destaque para os guanacos, vicunhas, alpacas e lhamas. ES




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;