Política Titulo Patrimônio histórico
Direção do PT visa 'tombar' a sede
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
25/06/2010 | 07:34
Compartilhar notícia


A direção do PT de São Bernardo pretende tombar a sede do partido, localizada na Rua Tapajós, na região central da cidade, como patrimônio histórico. As mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ajudara a erguer as paredes e a encher a laje da construção, farão parte do setor hall da fama.

"Esse imóvel tem simbolismos incalculáveis. Tem valor histórico e sentimental. O PT nasceu e cresceu aqui. Foi a semente onde tudo começou", justifica o presidente municipal da legenda, Wanderlei Salatiel. "Eternizaremos as mãos que ajudaram a construir a primeira sede nacional do partido, que são as mesmas que ajudaram no desenvolvimento do povo brasileiro", completa o petista.

Lula aparece num vídeo do início da década de 1980 colocando cimento no piso superior. Com a construção pronta, está numa outra gravação em que profere discurso inflamado. "O que a gente quer, a gente pode", frisava o então dirigente sindical.

A sede do Partido dos Trabalhadores de São Bernardo carrega outra marca importante, que não foi feita por Lula, mas existe em decorrência de sua atuação sindical e política. Os buracos de três tiros na porta de ferro da entrada lateral, cujos disparos foram efetuados na década de 1980, possivelmente por militares que defendiam o regime de ditadura, ainda permanecem intactos. "É mais um capítulo de nossa história", conta Salatiel.

A direção da sigla pretende comemorar o tombamento do prédio - que ainda está em fase de estudos - e o espaço com as mãos do presidente Lula no último comício da campanha eleitoral deste ano. "Talvez no fim de setembro", calcula o dirigente petista, que lutou para a manutenção do imóvel como propriedade do partido.

"Teve uma época - em meados dos anos 1990 - que queriam vendê-lo, porque havia dívidas de IPTU. Quase virou uma pizzaria. A ideia de tombá-lo também é por conta de manter o patrimônio conosco. Assim, ninguém mais poderá mexer", observa Wanderlei Salatiel, ao destacar que o espaço já virou "atração turística". "Já recebemos delegações de outras cidades, Estados e países. Em 2008 veio uma comitiva da Alemanha", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;