Internacional Titulo Maré negra
BP prepara novo plano para deter vazamento
Da AFP
31/05/2010 | 15:30
Compartilhar notícia


Os engenheiros da BP (British Petroleum) preparam nesta segunda-feira outro arriscado plano para deter o vazamento de petróleo que está devastando o Golfo do México, mas muitos temem que não consigam pará-lo até o mês de agosto.

Depois de reconhecer o fracasso de suas tentativas de tapar a tubulação com lodo e produtos químicos, os responsáveis da empresa anunciaram que, em uma semana, colocarão uma tampa sobre a tubulação quebrada.

"Neste momento, nos dirigimos para uma operação de contenção", disse o diretor da BP, Bob Dudley, em um programa dominical da CNN. "Tomaremos o tempo necessário, já que isto se realizará a uma profundidade de 5 mil pés (1,5 mil metros) com robôs e é preciso ser muito cauteloso. Para o fim de semana teremos tudo preparado."

No entanto, apesar dessa nova tentativa, cresce a impressão de que o derramamento continuará até o mês de agosto, data em que estarão prontas duas tubulações de drenagem que a BP está escavando atualmente no local do desastre.

A conselheira do meio-ambiente do presidente Barack Obama, Carol Browner, reconheceu no último domingo que é muito possível que o petróleo "continue saindo do poço até agosto e até a construção de poços secundários".

Browner afirmou que os Estados Unidos enfrentam a "pior maré negra" da história.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;