Política Titulo Desburocratização
Auricchio e Serra lançam sistema para abrir empresas
Jessica Cavalheiro
Do Diário do Grande ABC
23/03/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


A partir de hoje, a Prefeitura de São Caetano disponibiliza sistema que possibilita a abertura de empresas na cidade por meio da internet. O SIL (Sistema Integrado de Liberação), projeto que integra o PED (Programa Estadual de Desburocratização), do governo do Estado de São Paulo, será lançado oficialmente, às 11h30, no Palácio dos Bandeirantes, pelo prefeito José Auricchio Júnior (PTB), pelo governador José Serra (PSDB) e pelo secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos (DEM).

A solicitação do alvará de funcionamento, que é feito atualmente no Atende Fácil (espécie de Poupatempo municipal), poderá ser efetuado por meio de site - a página virtual será divulgada hoje pela Prefeitura. "O usuário fará o cadastro no sistema de qualquer computador e solicitará seu alvará de funcionamento, que poderá ser acompanhado a qualquer momento", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Celso Amâncio.

O SIL tornará os trâmites mais ágeis e diminuirá os custos dos serviços públicos, que estão entre os principais objetivos do programa de desburocratização. O sistema já vem sendo utilizado há mais de um ano, mas de maneira interna no Executivo.

São Caetano foi uma das cinco cidades escolhidas, em 2007, pelo governo do Estado para participar do projeto-piloto do PED, sendo considerado um município avançado no uso de novas tecnologias.

PRÊMIOS - Na semana passada, Auricchio recebeu prêmio de destaque pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que levava como tema o processo de desburocratização.

De acordo com a entidade, a agilidade e a qualidade na prestação de serviços públicos com o Atende Fácil levaram o prefeito a receber a premiação. Osasco, Santo André e São José do Rio Preto foram finalistas na categoria. O prefeito de São Caetano recebeu também o selo Sebrae Prefeito Empreendedor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;