Política Titulo Conforto
Cela de José Arruda na PF tem até ar-condicionado
06/03/2010 | 08:26
Compartilhar notícia


Ar-condicionado, frigobar, cadeira acolchoada. Esses são alguns itens que fazem parte da "masmorra" onde está preso o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem-partido, ex DEM). A cela foi descrita pelo advogado de Arruda, Nélio Machado, como desumana. Localizada na Superintendência da Polícia Federal, a sala tem ainda beliche com colchão, mesa de despacho, sofá de três lugares e armário.

As condições da prisão também não são propriamente medievais, como insinuou o advogado no julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal). O ambiente tem iluminação natural e basculantes amplos, conforme descrição enviada ao Ministério Público pela PF.

Arruda tem também direito a banho de sol, o que faz diariamente ao cair da tarde, no pátio interno. Ao contrário de presos comuns, ele é examinado pelo menos uma vez ao dia - ou quantas vezes requisitar - por médicos da corporação.

O espaço tem 16,8 metros quadrados, bem maior que uma cela comum. E com outra vantagem: é exclusivo, ao contrário das delegacias, onde são amontoados vários detentos na mesma cela. Os advogados de Arruda têm acesso ao cliente a qualquer hora do dia ou da noite. A mulher e os familiares cadastrados podem visitá-lo das 8h às 19h. Ele só não teve encontro íntimo, um direito, porque não pediu.

O maior inconveniente é o banheiro que, embora privativo, fica fora da sala, a alguns metros. Cada vez que precisa usá-lo, Arruda tem de pedir licença ao policial de guarda. Esse foi um dos pontos que o advogado se prendeu para condenar as condições do cárcere do governador. Machado apelou para o lado emocional. "Ele está numa masmorra, há 20 dias. Não pode ir ao banheiro, vai acompanhado. Não tem TV, rádio, jornal. O que é isso? Punição antecipada."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;