Economia Titulo Previsão
Analistas projetam economia sob comando de Dilma ou Serra
Do Diário do Grande ABC
09/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A disputa eleitoral para a sucessão do presidente Lula ainda não está definida, mas a probabilidade cada vez maior do enfrentamento nas urnas entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de São Paulo, José Serra, já leva analistas a cogitar quais seriam as linhas mestras para a economia brasileira sob o comando da petista ou do tucano.

Nas avaliações dos especialistas ouvidos pela Agência Estado, um governo federal de José Serra poderia tornar a política fiscal mais apertada a partir de 2011, a fim de dar mais espaço à redução dos juros. Uma administração de Dilma Rousseff, por sua vez, poderia ser menos radical no corte de gastos públicos, o que levaria o Copom a manter uma política monetária mais restritiva em relação à que poderia ocorrer na gestão Serra.

"Em qualquer uma das duas gestões é muito provável que o ministério da Fazenda deva preponderar na condução da política econômica, reservando ao BC (Banco Central) o papel quase exclusivo de controlar a inflação", comentou o diretor para a América Latina do Eurasia Group, Christopher Garman.

Na avaliação de Garman, José Serra não teria dificuldades para convencer seu eleitorado que um pouco mais de limites nos gastos públicos é bom para o País, pois isso além de melhorar a qualidade das despesas oficiais daria mais espaço para o Copom reduzir a Selic (taxa básica de juros).

Para Garman, uma Presidência nas mãos de Dilma Rousseff enfrentaria maiores problemas junto às suas bases vinculadas ao PT para elevar o superávit primário.

A contrapartida, segundo ele, seria permitir que o BC mantivesse uma gestão mais firme da política monetária. "A questão é saber quanto seria autônoma a atuação do BC num governo Dilma ou Serra", comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;