Nacional Titulo Saúde
Infecção não é notificada por 18% dos hospitais
04/01/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


Apesar da melhora na notificação das infecções hospitalares nos últimos anos, 18% das unidades do Estado de São Paulo não comunicaram os casos de 2008. A conclusão é de um estudo feito pela Divisão de Infecção Hospitalar do Estado de São Paulo, que analisa dados de serviços públicos e privados.

O número de unidades que notificam as infecções vem crescendo desde 2004, mas isso não significa que os casos estejam aumentando - eles apenas não eram comunicados. Só será possível falar em crescimento ou queda depois que um mesmo número de unidades for avaliado ao longo dos anos. O trabalho diz que o aumento da notificação é resultado de capacitações para coleta de dados, desenvolvidas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica.

Segundo o estudo, as taxas de infecção cirúrgica notificadas ficaram abaixo do esperado, provavelmente pela dificuldade dos hospitais em seguir pacientes operados e verificar se desenvolveram o problema após a alta. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência foram os que menos notificaram. As maiores taxas ocorreram nas cirurgias cardiológicas e neurológicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;