Internacional Titulo Tiroteio
Polícia finlandesa confirma que autor do tiroteio se suicidou

Homem vestido de negro disparou aleatoriamente
nesta quinta-feira deixando total de cinco mortos

Da AFP
31/12/2009 | 09:21
Compartilhar notícia


Um homem abriu fogo nesta quinta-feira pela manhã em um shopping center da Finlândia e matou cinco pessoas - incluindo sua ex-namorada - antes de se suicidar, informou a polícia finlandesa, que trabalha com a hipótese de uma vingança sentimental.

Pouco depois das 8 horas GMT (6h de Brasília), Ibrahim Shkupolli, 43 anos, matou quatro funcionários - três homens e uma mulher - de um grande shopping center lotado na véspera do réveillon em Espoo, a cerca de 15 km de Helsinque.

A ex-namorada finlandesa de Shkupolli, que trabalhava em um supermercado do shopping, foi encontrada morta em casa pouco tempo depois. A polícia ainda não sabe se ela foi assassinada antes ou depois do tiroteio no centro comercial.

As outras quatro vítimas eram funcionárias do supermercado Prisma, onde trabalhava a ex-namorada do atirador. "A pista mais provável é que se trata de um drama sentimental", declarou à AFP o responsável pela investigação, Jukka Kaski.

O suspeito, um imigrante nascido no Kosovo em 1966 que vivia na Finlândia há vários anos, tinha sido proibido pelas autoridades de chegar perto da ex-namorada, destacaram os investigadores.

Testemunhas descreveram cenas de pânico no shopping, com pessoas correndo e tentando fugir quando Shkupolli começou a atirar.

Logo depois do alerta, lançado na manhã de hoje, viaturas de polícia e ambulâncias se deslocaram imediatamente para o shopping center e isolaram o local. "Todo mundo estava em pânico, ninguém sabia o que estava acontecendo, muitos choravam", relatou uma testemunha à rádio finlandesa Yle.

Segundo Matti Karlsson, administrador do centro comercial, mais de 4 mil pessoas estavam no shopping quando os primeiros tiros foram disparados no supermercado.

O atirador conseguiu fugir depois do tiroteio, em circunstâncias ainda indeterminadas. A polícia lançou imediatamente um apelo a testemunhas para tentar localizá-lo.

Shkupolli, já condenado no passado por atos de violência à mão armada, foi encontrado morto em sua casa em Espoo no fim da manhã, anunciou a polícia em entrevista coletiva.

Ele tinha um emprego e circulava em um carro de luxo alemão, destacaram os investigadores.

Histórico - A Finlândia foi traumatizada por vários casos semelhantes de tiroteios nos últimos anos. Em novembro de 2007, um jovem de 18 anos matou oito pessoas em um colégio antes de se suicidar. Em setembro de 2008, um estudante de 22 anos matou dez pessoas, também em um colégio, antes de voltar a arma contra ele.

Os massacres tinham levado as autoridades finlandesas a reforçar a legislação sobre as armas e levantaram a questão do mal-estar da juventude finlandesa, em um país tradicionalmente pouco exposto à criminalidade.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;