Política Titulo Repaginação visual
'São Caetano vai ficar mais bonita', diz Auricchio
Clébio Cantares
Do Diário do Grande ABC
24/11/2009 | 08:17
Compartilhar notícia


São Caetano contará com novo projeto de repaginação visual da propaganda a partir de 2010. Placas de publicidade nas ruas, outdoors, painéis multimídia e outros tipos de propaganda que poluem visualmente a cidade estão com os dias contados, segundo o prefeito José Auricchio Júnior (PTB), que também se baseia na lei Cidade Limpa em vigor na Capital. O prefeito afirmou que o projeto é um antigo desejo do povo, manifestado por e-mails, cartas e em conversas na rua.

Para Auricchio, a revisão da paisagem urbana vai contribuir para criar um sentimento maior do direito de cidadania, como a possibilidade de se viver em um município que respeita o espaço urbano, o patrimônio histórico e a arquitetura de prédios, praças e monumentos. "Tenho certeza de que as pessoas notarão muito mais a beleza da cidade, que ganhará mais qualidade de vida", destacou.

CAPITAL - O programa Cidade Limpa foi criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), em janeiro de 2007 e proibiu anúncios publicitários nos lotes urbanos - muros, coberturas e laterais de edifícios - e em carros, ônibus, motos e bicicletas. Outras novidades foram a padronização, simplificação e redução dos anúncios indicativos e peças que seguem normas relativas à fachada dos imóveis. Os responsáveis por anúncios fora das regras são multados em R$ 10 mil, mais R$ 1.000 por metro quadrado excedente.

A lei prevê que em imóveis com testada - linha divisória entre o imóvel e a via pública - inferior a 10 metros lineares, a área total do anúncio deverá ser de até 1,5 metro quadrado. Imóveis com testada superior a 10 metros poderão ter anúncios indicativos com até quatro metros quadrados e sua altura, como é o caso dos totens, não poderá ultrapassar cinco metros do chão, devendo estar no lote do estabelecimento.

Quando o imóvel tiver testada com mais de 100 metros, poderão ser instalados dois anúncios, com área total de até 10 metros quadrados cada. Também contam objetos decorativos, como bonecos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;